em

População deve ficar atenta aos sinais de abuso infantil

Na semana marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), o Ministério Público do Paraná destaca a importância do envolvimento da sociedade no processo de repressão a estas práticas criminosas, que têm como vítimas meninos e meninas, denunciando possíveis situações de violência.

De acordo com a promotora da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, Vanessa Harmuch Perez Erlich, a data é importante na perspectiva de envolver a sociedade para que denuncie casos de abusos, sejam eles sexuais, ou de qualquer outra natureza. “Sabemos que é determinante o engajamento de todos. As pessoas que percebem a exploração no início precisam estar conscientes do que fazer ao ter contato com esta situação”, explica.

Para a promotora, os abusos à criança e ao adolescente não são realizados às claras, pois as vítimas não têm como resolver por conta própria. Por isso, é importante estar atento aos sinais como comentários estranhos e desenhos que possam passar alguma mensagem de que ela esteja sofrendo abuso.

“A comunidade também deve prestar atenção a outros tipos de crimes como favorecimento à prostituição, lugares em crianças e adolescentes estejam expostas a pornografias e, principalmente, aos casos de estupro que é considerado o crime mais grave”, comenta a promotora Vanessa.

Segundo a juíza da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, Noeli Reback, os casos de violência não acontecem somente na rua. As crianças e adolescentes também podem ser vitimadas dentro de casa.

Rodrigo Covolan
Grupo realizou panfletagem orientando sobre formas de denunciar

 

Panfletagem

“Há casos de abusos dentro da própria casa, onde o agressor é o padrasto ou alguém próximo da família”, diz a juíza Noeli Reback. “Também ocorrem abusos de meninos e meninas nas estradas. Por isso, a importância desta data para alertar a população. Ressaltamos que a Vara da Infância e Juventude está à disposição de todos e todos os dias estaremos apoiando as ações que acontecerão junto à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)”, acrescenta.

Ela se refere às ações que a UEPG, através do Departamento de Serviço Social, realiza, desde a quarta-feira (17). A programação inclui distribuição de panfletos em blitze educativas, mesa de discussão e diálogo com a população em áreas de grande circulação de pessoas.

 

Série de reportagens

Para chamar a atenção para o combate dos abusos e a preservação dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Jornal Diário dos Campos iniciou, na última semana, uma série de reportagens com o apoio da Vara da Infância e Juventude e Promotoria da Infância e Juventude da Comarca de Ponta Grossa. Haverá diversas reportagens publicadas, sempre às terças-feiras, até o final do ano, sobre assuntos relacionados ao tema central: como garantir uma “Infância Protegida”. O objetivo é despertar o debate de todos, e também em sala de aula. Acompanhe pelo site e também na edição impressa.

 

Leia mais na edição desta quinta-feira do Diário dos Campos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.