em

População prioritária tem até sexta para se vacinar contra a gripe

Esta sexta-feira (26) é o último dia para a público-alvo se vacinar contra a gripe. Desde o dia 17 de abril, a vacina está disponível nos postos de saúde de todo o país. Balanço do Ministério da Saúde indica que, até quarta-feira (24), foram vacinados 35,1 milhões de brasileiros.

Esse total considera todos os grupos com indicação para a vacina, incluindo população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades. A população prioritária  desta campanha, que não considera esses grupos, é de 54,2 milhões de pessoas. Desse total, 63,6% foram vacinados.

A campanha termina nesta sexta-feira (26) e a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% desse público. Para isso, a pasta adquiriu 60 milhões de doses da vacina, garantindo estoque suficiente para a vacinação em todo o país.

Até o momento, nenhum grupo prioritário atingiu a meta de vacinação. Entre os públicos-alvo, os idosos registraram a maior cobertura vacinal, com 15,1 milhões de doses aplicadas, o que representa 72,4% deste público. Os estados com a maior cobertura de vacinação no país, até o momento, são: Amapá (85,7%), Paraná (78,1%), Santa Catarina (77,7%), Rio Grande do Sul (74%), e Goiás (70,1%).

A vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que são a novidade deste ano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.