em

Projeto da UEPG estimula doação de medula óssea

Professores e acadêmicos do curso de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizaram, nessa quarta-feira (17), uma atividade de conscientização sobre a importância da doação de medula óssea, na Igreja São José. Trata-se do “Sementes de Vida”, um projeto de extensão realizado desde maio de 2016 que orienta sobre o diagnóstico precoce de câncer e estimula a doação de medula.

De acordo com a professora Marina Luiza Gaspar Wisniewski, ainda há falta de informação sobre esses assuntos em toda a sociedade, e o Projeto oferece mais detalhes a respeito. “Estamos indo até as igrejas, onde encontramos um bom público para nos ouvir. Em média, frequentamos uma igreja a cada mês. Em junho devemos estar na Igreja do Rosário”, conta Marina. A ação conta com a parceria do Instituto A União Traz a Cura e do Hemepar, além do apoio de empresas.

A doação de medula óssea pode ser feita por qualquer pessoa na faixa etária entre os 18 e 55 anos, em bom estado de saúde. A doação é feita no Hemepar ou Hemocentro mais próximo. A coleta serve apenas para cadastro no banco de dados e, se o sangue for compatível com algum paciente, o doador é contatado e uma vida pode ser salva. A chance de encontrar compatibilidade é de um em cada 100 mil cadastros.

Fábio Matavelli
Campanha é divulgada entre participantes de novenas

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.