em

Idosos: vítimas do abandono

Eles já foram jovens, se apaixonaram, dançaram nos mais diversos bailes da vida, foram filhos e filhas, pais, avôs e avós. Se apaixonaram, terminaram relacionamentos, deram o primeiro beijo e se casaram, também se divorciaram.

Um cheiro, uma foto, uma cor. Como não lembrar do passado, não é mesmo!? Passado que também pode trazer tristes lembranças do abandono dos familiares situação também considerada de violência. Este é o caso das 30 idosas do asilo Colmeia Espírita Cristã Abegail – Lar das velhinhas carentes, em Ponta Grossa.

 

Fábio Matavelli
Colmeia Espírita Abegail abriga cerca de 30 idosas em situação de vulnerabilidade

 

Resolvi começar a reportagem desta forma, em primeira pessoa, depois que visitamos (eu e o fotógrafo Fábio Matavelli) o asilo, na manhã de sexta-feira (16). A visita foi justamente para tratar da situação de abandono dessas idosas e lembrar do Dia da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho. A passagem na instituição me fez refletir muito sobre a realidade enfrentada por elas.

Todas têm uma história de vida. Mesmo com tantas vividas, elas são merecedoras de respeito e sabe porquê? Porque elas são o alicerce, o aprendizado e o conhecimento que passa de geração em geração.

Muitas delas, com problemas de memória, deixam transparecer a saudade da família e revelam em seus rostos a história de uma vida inteira marcada por lembranças.

Na minha visita conversei com a dona Maria Firmina, 92 anos. Ela contou que adora costurar e que dançou muito quando era jovem. “Uma vez dancei com um bêbado e ele quase me derrubou. Não caí porque eu era bem firme”, disse rindo. Dela, eu recebi um abraço caloroso e com uma sinceridade imensa.

A mesma receptividade eu recebi da dona Pretinha (65 anos); da dona Marilda, 76 anos; e da dona Sueli, 69 anos, e todas elas me contaram um pouquinho da história das suas histórias de vida. (Veja os relatos ao lado).

Vaidosas com as unhas pintadas e cabelos arrumados, todas queriam aparecer nas fotos e assim se sentiram valorizadas e felizes. Eu posso garantir que eu me senti muito mais valorizada e acolhida por elas. Fiquei sem palavras para agradecer o quanto cada abraço fez a minha sexta-feira ficar mais ensolarada.

O presidente da instituição, Luiz Carlos Pedroso, comenta que além das visitas da imprensa, a atenção da sociedade e as visitas melhoram muito a qualidade de vida destas idosas. “Elas são muito debilitadas e quando recebem visitas, renovam as energias. Ficam mais calmas e dormem melhor. A vinda de vocês hoje fez muito bem pra saúde delas. É importante que as pessoas façam o mesmo, por conta do passado sofrido delas, precisam de carinho e atenção. A nossa missão é justamente proporcionar isso pra elas”, garante.

Ajuda

A Colmeia Espírita Cristã Abegail vive essencialmente de doações. Interessados em ajudar com fraldas, alimentos e materiais de limpeza. Ou aqueles que quiserem visitar as idosas, podem entrar em contato pelo telefone (42) 3235-1848.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.