em

Prefeitos assinam protocolo para criar Samu Regional

Prefeitos dos municípios que compõem a região de Ponta Grossa se reuniram, na manhã desta quinta-feira (22) para formalizar a assinatura do protocolo de intenções para a constituição do Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Campos Gerais- CIMSAMU. A reunião aconteceu na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg).

Após a assinatura, cada cidade deverá elaborar um projeto de lei e apresentá-lo para na Câmara de Vereadores do seu município com o intuito de criar o Samu Regional. O encontro de hoje foi o primeiro passo para que o sistema possa ser concretizado. Neste novo formato será possível realizar a unificação da rede de urgência e emergência, inclusive com resgaste aéreo através de parceria com o Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo – Graer.

Divulgação
Prefeitos assinaram protocolo em evento realizado na ACIPG

“Os municípios que não têm Samu poderão contar com o trabalho dos profissionais, além de ter uma central de regulação única. Isso será um avanço, uma ampliação nos serviços já existentes”, comenta Marcelo Rangel, prefeito de Ponta Grossa, cidade que deverá sediar o Graer e onde ocorrerá a regulação nos atendimentos. “São etapas que estão sendo implantadas e consolidadas, para que haja melhora significativa na qualidade de vida da população”, comenta o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, que também é presidente da AMCG.

A diretora da 3ª Regional de Saúde, Scheila Tramontim Mainardes, explica que, uma vez implantado, o Samu Regional será acionado pelo número 192 em cada município. “O Samu Regional contempla 28 municípios da região, incluindo as regionais de Ponta Grossa, Irati e Telêmaco Borba, praticamente 1 milhão de habitantes, e significa um marco histórico, já que até hoje apenas Ponta Grossa e Castro têm o Serviço”, diz.

 

Cidades

O investimento de cada cidade dependerá do tamanho da estrutura estabelecida para cada uma, estes dados serão definidos em uma segunda fase. As cidades participantes são: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Fernandes Pinheiro, Guaramiranga, Imbaú, Imbituva, Inácio Martins, Ipiranga, Irati, Ivaí, Jaguariaíva, Mallet, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Telêmaco Borba, Rebouças, Reserva, São João do Triunfo, Senges, Teixeira Soares, Tibagi, Rio Azul e Ventania.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.