em

Prefeitura de PG atesta falhas e altera equipes do Samu

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa substituiu a empresa que realizava os atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Universal Med foi contratada em novembro de 2016 para fornecer ao Município funcionários com cursos específicos necessários aos atendimentos de emergência prestados pelo Órgão. No entanto, uma reportagem do DC publicada em fevereiro apontou que os funcionários terceirizados fornecidos àquele momento não possuíam as capacitações exigidas.

Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), a possível falta de capacitação de profissionais terceirizados também motivou o encaminhamento de ofício por maiores informações sobre falhas no atendimento do Samu, logo após a publicação da reportagem.

Nesta semana o Município divulgou, em Diário Oficial, o edital de contratação de uma nova empresa, a Atual Médica Gestão de Saúde Ltda, para o fornecimento desses mesmos profissionais. Novamente, o contrato exige que os profissionais possuam os cursos ATLS (Advanced Trauma Life Support) ou ACLS (Advanced Cardiac Life Support), que foram alvo da investigação do MP-PR.

O edital do Contrato 189/2017 referente à contratação de novos profissionais para atuar no Samu investe mais de R$ 485 mil para atuação em escalas conforme ordem de serviço da Direção do Samu, sendo que os profissionais devem atuar por 90 dias, em caráter emergencial, até que seja aberta nova licitação. A Reportagem do DC entrou em contato coma empresa Universal Med Assessoria e Gestão em Saúde para obter mais detalhes sobre o encerramento do contrato, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

 

Distrato amigável

Em nota enviada pela Assessoria de Imprensa, a Prefeitura de Ponta Grossa negou o recebimento do ofício do MP-PR solicitando informações sobre o atendimento do Samu, mas confirmou o distrato com a empresa anterior. “A Secretaria Municipal de Saúde não recebeu nenhum pedido do Ministério Público quanto ao assunto citado. O que aconteceu foi um distrato amigável com a empresa, porque ela não atendia a necessidade solicitada. Hoje, através de contrato publicado em Diário Oficial, outra empresa está realizando as atividades, sem prejuízo para a população”, informou.

Samu Regional

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, se reuniu com prefeitos e representantes de 26 municípios da região para formalizar a assinatura do protocolo de intenções para a constituição do Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Campos Gerais- CIMSAMU. A reunião aconteceu na manhã dessa quinta-feira (22) na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg). Após a assinatura de todos os 27 municípios, cada cidade deverá elaborar um projeto de lei e apresentá-lo, na Câmara de Vereadores do seu município, com o intuito de criar o Samu Regional.

Fábio Matavelli
Segundo a Prefeitura, atendimento no Samu está regularizado

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.