em

Prefeitura de PG elabora licitação para tornar trânsito mais ágil

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), está finalizando o documento para abertura de licitação de uma série de serviços e equipamentos com objetivo de aprimorar e modernizar o trânsito na cidade.

A informação é do engenheiro responsável pelo Trânsito da AMTT, Gary Dvorecky, que está acompanhando de perto boa parte desse processo. Segundo ele, estudos que são realizados pontualmente pela Autarquia poderão ser ampliados para toda a cidade, agilizando o deslocamento de veículos e pessoas.

“Hoje nós conseguimos fazer estudos referentes à contagem de veículo que passam em uma via, apenas quando o trecho possui radar ou lombada eletrônica. Com a compra desses equipamentos, os estudos poderão ser feitos em qualquer lugar da cidade, por meio de quatro câmeras móveis”, explica.

Além das quatro câmeras móveis, que poderão ser colocadas em qualquer ponto de interesse da AMTT, outras 18 câmeras fixas serão colocadas em cruzamentos onde haverá os chamados “semáforos inteligentes”. Por meio das câmeras será possível identificar em quais horários o fluxo de veículos é maior ou menor em determinada via, programando o tempo de duração das luzes verde e vermelha conforme a necessidade.

A AMTT ainda planeja implantar, em aproximadamente um ano, a faixa exclusiva para ônibus na Rua do Rosário, além de tecnologias capazes de otimizar o serviço de transporte público. “A licitação irá contemplar a instalação de sensores em todos os ônibus, registrando rota, horário de passagem e velocidade de deslocamento dos veículos. Esse item também irá permitir que os semáforos sejam sincronizados, em tempo real, com a passagem dos ônibus”, explica Dvorecky.

 

Recursos

O investimento previsto para as melhorias é de R$ 1,5 milhão a R$ 2 milhões ao ano, com investimentos gradativos de equipamentos, além de contratação de uma empresa que irá auxiliar na gestão do sistema e na orientação técnica junto a funcionários da Autarquia. Os recursos a serem investidos serão provenientes, principalmente, do Fundo Municipal de Trânsito (Funtran), alimentado com o dinheiro de multas aplicadas na cidade. Duas centrais de controle serão instaladas na sede da AMTT, sendo uma delas para acompanhamento exclusivo do movimento dos ônibus de transporte público, e outra para verificação do trânsito, de forma geral.

 

Novidades ainda neste ano

O presidente da AMTT, Roberto Pelissari, destaca que as mudanças preveem o melhor aproveitamento da tecnologia já existente, porém com importantes atualizações. “Isso faz parte das mudanças nas quais, junto com o engenheiro Gary, estamos trabalhando para implantar desde que assumimos a presidência da Autarquia. Acreditamos que em 90 dias as primeiras mudanças comecem a ser observadas, como a instalação de software, e que em um ano tenhamos as demais alterações implantadas”, diz.

 

Fábio Matavelli
Novo sistema deverá melhorar tráfego de ônibus

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.