em

Prefeitura de PG investe em sinal wi-fi nas praças

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa anunciou, nesta semana, a abertura de edital para licitação, no valor de aproximadamente R$ 7,2 milhões, para a instalação de um novo sistema de telecomunicações entre órgãos e secretarias. A rede multisserviços vem sendo denominada “Infovia Municipal”, e prevê a substituição do atual sistema de troca de informações utilizado pelo Município, por outro mais moderno e que deve beneficiar, direta e indiretamente, a população.

Dentro das especificações destinadas à empresa que será contratada está a disponibilização de internet via wi-fi (sem fio) em algumas das principais praças da cidade, e em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Entre as praças contempladas estão a Barão de Guaraúna, Barão do Rio Branco, Getúlio Vargas, João Pessoa, Marechal Floriano Peixoto, Santos Andrade e Simão Bolívar, além do Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas (Parque Ambiental).

A minuta de contrato ainda prevê a instalação de wi-fi no Restaurante Popular, e também no Terminal Rodoviário e sede da Prefeitura.

Segundo o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares, com a contratação de um novo serviço de telecomunicações, será possível realizar o tráfego de dados, voz e imagens de maneira mais eficiente entre os órgãos e entidades da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, otimizando as demandas diárias dos servidores e demais órgãos que prestam serviços no âmbito municipal. “Além disso, com a implantação da nova rede de conectividade, a população também terá acesso à internet gratuita em espaços públicos, como em praças da cidade e Unidades de Saúde”, diz.

 

Processos e semáforos

O diretor do Departamento de Informática, Carlos Eduardo Santos, lembra que a população também será beneficiada com o uso de um sistema mais ágil pelas equipes da Prefeitura. “Essa rede de conectividade deve ampliar a agilidade da tramitação dos processos e procedimentos internos, através de uma rede de fibra óptica interligada de alta velocidade, e ainda poderão ser disponibilizados mais serviços e benefícios para a população”, explica. O documento também prevê a conexão entre semáforos, permitindo link com a rede, como forma de ampliar o controle do tráfego, a sincronia no fluxo de veículos, e uma eventual instalação de câmeras. O pregão presencial está agendado para o dia 6 de julho.

 

Peterson Strack
Sistema permitirá uso gratuito de internet nas praças

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.