em

Projeto ensina alimentação saudável a crianças em escola de PG

Um grupo de cinco professoras da Escola Municipal Deputado Djalma de Almeida César, de Ponta Grossa, iniciou em maio um projeto denominado “Alimentação Saudável”. A ideia surgiu depois que as professoras notaram que as crianças, com idade média de três anos, não tinham o hábito de ingerir verduras, legumes e frutas. “Como oferecemos ensino integral, as principais refeições elas fazem na escola. Vimos a necessidade de incentivá-las a comer esses alimentos, e para isso foi preciso ensinar mais sobre eles”, explica a professora Dayse Galdino, uma das coordenadoras das atividades.

Inicialmente, foram ensinadas receitas culinárias em sala de aula, apresentando os alimentos às crianças, primeiro frutas, depois legumes, e por último as verduras. Em seguida, tiveram início as saídas, para que as crianças vissem de onde vêm esses produtos. Nesta semana, elas foram até a Feira do Produtor da Rua Benjamin Constant. “Para elas, não basta falar sobre os alimentos. As crianças precisam pegar, sentir cheiro, manusear”, explica Dayse.

O Projeto já deu os primeiros resultados. As crianças começaram a se alimentar melhor, aceitando até a beterraba e o rabanete. A intenção agora é ampliar as atividades, levando os alunos a um local de venda de frutas e, por último, ao supermercado, para compreendam o processo de compra de itens naturais.

A iniciativa incluiu 72 crianças e outras quatro professoras: Tatiane Sartori, Fabiana Rocha, Adriane de Lourdes e Maiara Gutierrez.

Fábio Matavelli
Crianças aprendem o valor do alimento saudável

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.