em

Festa da padroeira de PG aguarda 1,4 mil pessoas

A tradicional Festa da Padroeira de Ponta Grossa, Senhora Sant’Ana, ocorre nesta quarta-feira (26), em Ponta Grossa. A data é feriado municipal, e traz o ápice de uma série de celebrações da Igreja Católica, iniciada no último dia 23. Nesta quarta-feira, uma procissão saindo da igreja do Rosário leva a imagem da padroeira até a Catedral, onde, em seguida, o bispo Dom Sergio Arthur Braschi celebra missa.

Às 10 horas começa a procissão, saindo da igreja do Rosário, subindo pela Rua Santana e chegando à Catedral, onde Dom Sergio celebra missa especial. Um almoço no salão paroquial encerra as festividades. Os convites são limitados e estão sendo vendidos a R$ 40. A expectativa é que as comemorações reúnam mais de 1.400 pessoas.

As celebrações iniciadas no dia 23 consistiram no “tríduo festivo”, e começaram com solenidade especial em homenagem aos oito anos de dedicação da Catedral de Ponta Grossa. As 12 cruzes dispostas por toda a igreja tiveram suas velas acesas, assim como o altar. Houve incensação do em torno do altar e em torno da imagem de Sant’Ana. O bispo Dom Sergio citou que as velas e o incenso fizeram menção à unção do altar e das cruzes, quando da celebração de dedicação ocorrida em 2009, quando o núncio apostólico, representando o próprio Papa, esteve em Ponta Grossa.

“Jesus foi a verdadeira Igreja, a verdadeira presença de Deus entre nós. Maria foi importante porque foi morada de Deus por nove meses. Sant’Ana e são Joaquim foram importantes por terem sido os pais de Maria. E a Sant’Ana se faz devoção desde o início de Ponta Grossa”, citou dom Sergio, agradecendo por, há mais de 200 anos, ter sido construída capela em homenagem a mãe da Virgem Maria.

CASTRO

A comemoração pelo dia de Sant’Ana, também ocorre em Castro, onde a Santa é padroeira. Haverá procissão fluvial saindo do Centro de Captação de Água às 8 horas e chegando na Prainha por volta das 9 horas. Em seguida, a procissão segue até a Igreja Matriz de Sant’Ana onde haverá missa solene às 10 horas. Após a missa, haverá churrasco no Salão Paroquial. Os ingressos a R$ 30, podem ser adquiridos na secretaria da paróquia ou após a missa.

Tibagi

A Festa da Santa Pastorina, que começou na terça-feira (25) em Tibagi, se estende até esta quarta-feira (26), devendo reunir pelo menos 50 mil pessoas de várias partes do Estado. O evento acontece na Capela da Santinha, na localidade de Campina Alta. Neste dia 26, a programação inicia com missa, às 10 horas e churrascada em seguida, a partir das 12 horas. O show com Pealo de Cordeona começa logo após o almoço, às 14h, com entrada franca.

 

Arquivo DC
Missa principal ocorre na Catedral Sant’Ana

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.