em

Prefeitura isenta restaurantes de IPTU na ‘Rua da Estação’

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, sancionou na tarde dessa terça-feira (18), a Lei nº 12.840, que prevê incentivos fiscais aos empresários instalados na área conhecida como “Quadrilátero Histórico” da cidade. A Lei garante isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelo período de 10 anos aos empresários, especificamente no ramo de restaurantes, instalados na região.

A Lei beneficia empresários que venham se instalar no local, ou que já estejam instalados e que, expandindo sua área total construída, venham a gerar pelo menos quatro novos empregos diretos. Também contempla empresas que geram ao menos oito empregos diretos. O incentivo fiscal máximo oferecido pela Prefeitura por meio da Lei será de até R$ 300 mil ao ano.

A assinatura ocorreu logo após encontro técnico ocorrido na sede do Sebrae, quando se reuniram representantes dos diversos órgãos que compõem o Comitê Gestor do “Projeto Rua da Estação”. A iniciativa busca revitalizar a região, criando no Centro de Ponta Grossa um novo ambiente para o lazer e o turismo.

O prefeito Marcelo Rangel lembrou que, da parte da Prefeitura, esse é um esforço por recuperar uma área degradada. “Estamos muito felizes em recuperar uma região que sofreu com violência e tráfico de drogas, e que agora recebe mais investimentos, graças às importantes parcerias”, disse.

O Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas) terá participação complementar, conforme explica seu presidente, José Loureiro. “Temos vários associados na área do Quadrilátero, e vamos aproximá-los do poder público, trocando ideias para chegar ao consenso na recuperação de fachadas, por exemplo, e de como serão feitas eventuais mudanças”, lembrou.

 

Capacitação

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, explicou a participação do Órgão na recuperação do local. “Estamos trabalhando para melhorar as empresas do entorno da Rua da Estação, trazendo mais competitividade, melhorando vitrines e traçando um diagnóstico do comércio, das lojas, além de oferecer capacitação aos empregados e empresários. Daremos orientações no que se refere a investimentos e gestão, tornando a região mais atrativa”, destacou.

 

Estação

O símbolo máximo do Projeto Rua da Estação é a própria Estação Saudade, cujo prédio foi cedido ao Sistema Fecomércio para restauro e utilização. Segundo o presidente da Entidade, Darci Piana, ainda neste mês deve ser publicado o primeiro edital para recuperação do prédio e, em agosto, deve ser aberto novo edital para compor o entorno da Estação. “Trata-se de uma união de forças que inclui o Sesc/Senac, Acipg e outras entidades para melhorar o uso daquela região para que, quando estiver tudo pronto, possamos atrair pessoas pela curiosidade e pelo turismo, motivando empresários do local”, disse.

 

“A Prefeitura tem uma importante participação com o empresariado, garantindo segurança, infra-estrutura e iluminação adequada no local” – secretário Municipal de Comércio, Paulo Carbonar

 

Divulgação
Assinatura ocorreu na tarde desta terça-feira

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.