em

Motociclistas querem promover ‘rota PG-Antonina’

Dois homens, uma ideia na cabeça… E motocicletas. Assim nasceu uma aventura, em 1923, que seria a fonte de inspiração para dezenas de aventureiros, no século seguinte. Em 23 de agosto daquele ano, Affonso Frederico Lange e Ricardo Wagner subiram em suas motocicletas determinados a fazer o trajeto entre Ponta Grossa e Antonina. Cumpriram a meta, mas não foi fácil, considerando que o trecho era de terra em toda a sua extensão. Noventa e quatro anos depois, a façanha de Lange e Wagner é considerada um marco na história do motociclismo, e motiva outros a repetirem o feito, dessa vez sobre o asfalto.

 

Fábio Matavelli
Grupo refez viagem histórica neste sábado (19)

 

Carlos Biazetto coordena um grupo que, há três anos, refaz o trajeto original. O “bate-volta” tem início em frente ao Hotel Planalto, em Ponta Grossa, segue pela rodovia até Curitiba onde outros participantes se juntam à equipe, concluindo a viagem em Antonina.

O retorno acontece no mesmo dia. Algo impossível em 1923, quando a dupla de desbravadores enfrentou sozinha as dificuldades de uma viagem única. “Aquela foi uma aventura ímpar, acredito que feita por prazer e de forma despretensiosa. Eles não pensavam que iriam inspirar tanta gente que os veriam como exemplo”, comenta Biazetto.

O tempo chuvoso não impediu o passeio na manhã de 19 de agosto deste ano, já que o roteiro vem entrando no calendário do motociclismo paranaense. A intenção, para os próximos anos, é fazer com que essa seja uma rota obrigatória para os motociclistas, como é a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, a Estrada Rastro da Serpente (entre PR e SP), a Rota Sul-Americana e a Rota 66 nos Estados Unidos.

Daniel Wagner, proprietário do Hotel Planalto, é neto de Ricardo Wagner. Ele vê com orgulho o feito de seu avô, e acredita que a rota deve se fortalecer nos próximos anos. “Meu avô sempre surpreende. Trabalhou como industriário, foi jogador e presidente do time de futebol do Operário, e essa viagem em motocicleta foi a mais recente história que soubemos. Em 2023 teremos o centenário da viagem, seria uma oportunidade para tornar isso ainda maior”, comenta.

 

Danilo Kossoski
O empresário Daniel Wagner vê com orgulho a viagem feita por seu avô há 94 anos

 

 

Diário dos Campos

Carlos Biazetto acredita que o fortalecimento da rota será uma tendência inevitável. Segundo ele, o museu da Harley Davidson, em Milwaukee (EUA), acompanha a história da “Rota PG-Antonina”, porque se trata do primeiro passeio em motocicleta documentado na América Latina. “Há quase 100 anos, foi o Jornal Diário dos Campos que noticiou a viagem da dupla desbravadora”, aponta. Hoje, o documento é um importante registro, emoldurado, também, nas paredes do Hotel Planalto. “Queremos tornar a rota PG-Antonina obrigatória, colocando marcos ao longo da rodovia, o que acreditamos que será possível com o apoio dos órgãos de Turismo”, finaliza.

 

Divulgação
DC noticiou, em 1923, o passeio que inspiraria muitos motociclistas no futuro

 

 

Retorno

Neste sábado (19), o grupo de motociclistas saiu de Ponta Grossa por volta das 9 horas. O retorno está previsto para o início da noite. A viagem coincide com o evento Motorock Festival, que segue até domingo (20) no estacionamento da Biblioteca Pública Municipal.

 

Divulgação
Fotografias registram a viagem de Wagner e Lange

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.