em

Pessoas com deficiência: talentos artísticos e culturais

Quem passar pelo terminal central ou pelas ruas do centro de Ponta Grossa vai se deparar com apresentações artísticas e culturais ao longo dos próximos dias. As ações integram a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que terá programações culturais em diferentes pontos da cidade, com a proposta de exibir os talentos e habilidades dos usuários que fazem parte das entidades assistenciais. Confira a programação completa abaixo.

Fábio Matavelli
Coral da Apadevi se apresentou no Terminal Central na tarde de terça (22)


 

A programação conta com atividades culturais até a próxima segunda-feira (28), espalhadas em espaços públicos da cidade com grande circulação de pessoas, como o Terminal Central, o Calçadão e a Praça de Atendimento da Prefeitura. “Antes, a programação ficava muito restrita ao departamento e aos usuários. Este ano, achamos mais interessante incluir estas pessoas junto à sociedade, exibindo a criatividade delas na música, nas artes e em diversos outros segmentos”, explica a diretora do Departamento da Pessoa com Deficiência, Vera Lucia dos Santos.

Na tarde de terça-feira (22), os usuários do transporte coletivo puderam conferir a apresentação do coral formado pelos alunos da Associação de Pais de Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi) realizada no Terminal Central.

A secretária de Assistência Social e presidente da Fundação Proamor, Simone Kaminski, destaca que a Semana Municipal é de festividade para que todos percebam o privilégio de conviver com as diferenças. “Estamos com uma gestão preocupada e focada em garantir a qualidade no atendimento e garantia de direitos da pessoa com deficiência e, por isso, trabalhamos com uma equipe de técnicos e profissionais dedicados”, destaca.

Plano Municipal

Simone comenta ainda sobre a elaboração de um Plano Municipal da Pessoa com Deficiência, que vai garantir uma política pública e regulamentada por lei. As ações propostas para o plano serão discutidas durante audiência pública que acontecerá na próxima quarta-feira (23), às 13 horas, no Observatório do campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

De acordo com a assistente social, Rosane Aparecida dos Anjos, vinculada ao Núcleo Regional de Serviço Social, todos são convidados a participar, inclusive, as pessoas com deficiência e os seus familiares. “O evento será para propor melhorias que atendam a necessidade deste público em Ponta Grossa. O principal objetivo deste evento será trazer questões que fortaleçam as pessoas com deficiência junto à sociedade”, comenta.

Rosane explica que, a partir das questões levantadas no evento, será elaborado um relatório com todas as propostas. “Na sequência vamos encaminhá-las ao Ministério Público, ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e também ao público em geral”, ressalta a assistente social.

)))))))))))))))))))))))))))))))))))

Programação da semana (23 a 28 de agosto)

Quarta

12h – Apresentação Musical APACD – Praça de Alimentação Shopping Total

13h – Audiência Pública “Pessoa com Deficiência: Sujeito de quais direitos?” – Observatório Campus UEPG Uvaranas

Quinta

13h – Apresentação Palhaço Picolé e usuários do Departamento – Terminal Central

Sexta

12h – Intervenção Cultural Musicoterapia e Dança – Calçadão

Segunda

14h – Encerramento/Apresentação de teatro – Praça de Atendimento Prefeitura de Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.