em

Motos estão em 30% dos acidentes de trânsito em PG

Vários eventos estão sendo realizados nesta semana pelas Polícias Rodoviárias Federal, Estadual e Militar, assim como pelos vários órgãos de trânsito, como parte da Semana Nacional de Trânsito, celebrada de 18 a 25 de setembro.

Mas a segurança no trânsito só é possível através de medidas adotadas cotidianamente por cada um. Pensando nisso, o DC inicia hoje uma série de reportagens voltada para o tema “direção defensiva”. O objetivo é apresentar dicas simples, mas importantes, para minimizar a ocorrência de acidentes e a gravidade dos que não podem ser evitados.

Dentro desse assunto, a segurança do motociclistas – que estiveram presentes em 30% dos acidentes ocorridos em 2016 em Ponta Grossa – depende especialmente da atenção do condutor e de sua capacidade de antever os riscos no trânsito. Paulo César, que é proprietário de uma empresa de motofrete, acredita que o maior perigo para os motociclistas são eles mesmos.

“Todo motociclista precisa ver e ser visto para garantir a própria segurança e a dos outros. Mas eles se colocam, muitas vezes, em situação de perigo, se deslocando com excesso de confiança, causando acidentes e induzindo outros condutores a causarem acidentes”, diz. Para ele, a alta velocidade, a falta de uso de seta nas conversões e a impaciência são fatores preponderantes para a ocorrência de colisões.

O diretor de ensino junto ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Jonatas Scheiffer Petroski, explica que a motocicleta oferece menos proteção que o automóvel. “Dirigir de forma preventiva é o melhor escape dos motociclistas, que devem antever as situações e se deslocar com prudência”, diz.

 

 

Ações educativas

O Pelotão de Trânsito do 1º Batalhão de Polícia Militar promoverá na sexta-feira (22) o 2º Seminário Integrado em Trânsito. O evento, aberto ao público em geral, terá início às 18h no auditório da OAB – Subseção Ponta Grossa, à Rua Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha, nº 510, Bairro de Oficinas, e irá tratar de posturas e atitudes que contribuam para um trânsito mais seguro. O Departamento de Trânsito do Paraná e Polícia Rodoviária Federal realizam uma blitz educativa na BR-376, no Posto Furnas, em Ponta Grossa, nesta quarta-feira (20), entre as 9h30 e 10h30. A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) também vem realizando blitze educativas em várias regiões de Ponta Grossa.

 

Cuidados

Confira algumas dicas de especialistas em segurança no trânsito sobre como os motociclistas podem evitar os acidentes.

– Respeite os limites de velocidade. O excesso de confiança é seu principal inimigo.

– Evite passar pelos “corredores”. Mas, se for “costurar” entre automóveis, redobre a atenção. Alguém pode abrir uma porta ou fazer uma conversão repentina.

– Faça uso da seta nas conversões, mas considere que outros condutores podem não fazer o mesmo.

– Evite passar entre dois veículos em movimento. Se o fizer, tenha certeza de que há espaço.

– Cuide com os automóveis que invadem a faixa lateral para fazer uma conversão.

– Com chuva, redobre atenção, porque as quedas e colisões são mais frequentes.

– Nas manobras diárias, considere sempre as variações do peso da garupa ou do compartimento de carga.

Daniel Calvo
Segurança do motociclista depende do capacete e da direção defensiva

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.