em

Comerciantes criticam falta de estacionamento no Centro de PG

A retirada de vagas de estacionamento na Rua Santos Dumont pode estar dando maior agilidade ao tráfego de veículos, mas desagradou bastante os comerciantes que atuam nessa que é uma região central em Ponta Grossa. A mudança começou há algumas semanas, e ainda está em processo, com a extinção de vagas de estacionamento do lado esquerdo da via. Para os empresários do entorno, a alteração, aliada à falta de uma fiscalização mais constante, prejudica o movimento de clientes.

Marcelo Tominaga, que é gerente em uma loja naquele local, viu as vagas de estacionamento sumirem da frente do estabelecimento. As vagas que ficaram do outro lado da rua são poucas, afirma.

“Se você analisar, temos pelo menos quatro vagas especiais, incluindo para deficientes, idosos e parada rápida. Ou seja, para o público geral, as vagas reduziram bastante, e isso prejudica os negócios. Até porque, nem sempre os agentes de EstaR estão aqui para fiscalizar o uso correto dessas vagas e garantir a rotatividade”, diz.

Outro comerciante, que preferiu não se identificar, apontou em poucos minutos um carro na vaga de 15 minutos sem o pisca alerta ligado, os caminhões que fazem carga e descarga a qualquer hora no supermercado, e reclamou dos táxis que ficam estacionados na Avenida Vicente Machado, próximo à Santos Dumont, em área que não é demarcada para essa finalidade. “Até agora não vi ninguém sendo multado”, disse.

 

Autarquia

Por meio da assessoria de imprensa, a AMTT informou que a retirada dos estacionamentos das ruas Santos Dumont e Sete de Setembro faz parte dos resultados de estudos desenvolvidos pelo município com o objetivo de melhorar a segurança e a mobilidade de pedestres e motoristas, assim como ampliar a fluência do trânsito de veículos na região central. A Autarquia negou que a fiscalização sobre o uso das vagas especiais seja falha, e informou que ela ocorre em horários alternados, com rondas ostensivas feitas pelos agentes e autuação dos infratores. O mesmo ocorre em relação aos veículos de carga e descarga, cujos horários para permanência são regulamentados e indicados por meio de sinalização específica.

 

Táxis

De acordo com a lei municipal 6174/99 os veículos utilizados pelo serviço de táxi podem usufruir das vagas do estacionamento regulamentado por um prazo de trinta minutos, destinado ao embarque e desembarque de passageiros sem a necessidade de utilização do cartão do estar. Caso haja necessidade de permanecer mais tempo, aí sim eles são obrigados a utilizar o cartão por um período máximo de 2 horas. Portanto, os táxis estão autorizados a permanecer nas áreas de EstaR, como qualquer outro automóvel.

Fábio Matavelli
Rua Santos Dumont passou a ter estacionamento apenas de um lado

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.