em

Judiciário de Ponta Grossa divulga ações voltadas à juventude

Crianças e adolescentes do projeto “Música para Todos” -2ª. edição se apresentaram nesta segunda-feira (9), no saguão do Fórum de Ponta Grossa, na programação da Semana da Criança no Judiciário. As atividades começaram na sexta feira (6) com a exposição de banners e trabalhos artísticos de meninos e meninas acompanhados pela Vara da Infância e Juventude com medidas socieducativas e protetivas. A exposição está disponível para visitação até o final do mês.

O projeto Música para Todos teve início em 2016 e reúne crianças e adolescentes em medida protetiva, em situação de risco social ou em cumprimento de medidas socioeducativas, que participam semanalmente de oficinas de música. O projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e viabilizado com ao apoio da CCR RodoNorte. A coordenação do projeto é realizada pela Vara da Infância e Juventude (VIJ), em parceria com o músico Ricardo Corrêa.

A Semana da Criança no Judiciário foi criada no ano passado com a proposta de que crianças e adolescentes se reconheçam como sujeitos de direito. Além disso, a programação, que envolve várias outras atividades, também tem como foco aumentar o índice de resolutividade nos processos que envolvem crianças e adolescentes, desenvolver ações que possibilitem o diálogo entre a rede do sistema de proteção e garantia de direitos, além de promover capacitação para os diversos atores inseridos na rede de atendimento. Várias comarcas paranaenses já aderiram à proposta.

 

Família Legal

Além da apresentação do projeto Música para Todos, nesta segunda também ocorre a apresentação do projeto Família Legal, no SAI (Serviço Auxiliar da Infância e Juventude). A mesma atividade se repetirá na terça e na quarta-feira, às 13 horas.

O projeto Família Legal, coordenado pela juíza Noeli Reback, visa o desenvolvimento de ações coletivas para a regularização judicial das situações de adoção e guarda de crianças e adolescentes de Ponta Grossa, que já se encontram na convivência de familiares ou terceiros.

 

Serviço

Programação para os próximos dias

Dia 10

13 horas – panfletagem em frente ao Fórum sobre os projetos desenvolvidos pela Vara da Infância e Juventude.

Dia 11

13 horas – encontro na Escola de Magistratura, sobre o projeto Novo Amigo. Fechando as atividades 17 horas – será promovido o Círculo Restaurativo com a equipe do SAI.

Dias 24 e 25

14 horas – reunião preliminar à Audiência Concentrada, com a equipe da VIJ, Família Acolhedora e entidades de acolhimento.

Dia 27

14 horas – reunião com a Rede Socioassistencial, como tema “Articulação da rede, demandas das famílias de crianças acolhidas”

Dia 30

17h30 – visita monitorada de habilitados/habilitando à adoção no Instituto João XXIII

Daniel Calvo
Crianças fizeram apresentação em coral na tarde dessa segunda-feira

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.