em

Museu tenta captar R$ 8 milhões via Lei Rouanet

O Museu Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) retomou recentemente as exposições no prédio do antigo Fórum da Comarca de Ponta Grossa, sede do museu até 2003. A estrutura passou por um longo período de reforma e concluiu a poucos dias a restauração do primeiro piso do local.

De acordo com o professor e diretor do museu, Paulo Eduardo Dias de Mello (Departamento de História), ainda faltam duas etapas para que o prédio histórico esteja completamente restaurado.

Divulgação
Museu abriga exposições artísticas e culturais

 

Para isso, será necessária a captação de recursos para que as obras possam ter continuidade. “Tentaremos recursos via Lei Rouanet, junto ao Ministério da Cultura. Pretendemos apresentar, na próxima semana, o novo projeto para a conclusão das outras duas etapas: o restauro completo do edifício e a construção de um anexo para abrigar a reserva técnica do museu e a ala administrativa”, explicou.

O valor para concluir a restauração, de acordo com Mello, está orçado no valor de aproximadamente R$ 8 milhões. “Esperamos que tudo corra bem para que consigamos a autorização para a captação destes recursos e, dessa forma, seguirmos com a abertura do edital de licitação para a realização das obras já em 2018”, ressaltou.

Desde o início da restauração, o Museu Campos Gerais foi alocado na antiga sede do Banco do Estado do Paraná (Banestado). Mas, segundo a professora e pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), Marilisa do Rocio Oliveira, a intenção de abrir a parte já restaurada novamente para a população se dá pela preservação da história do prédio.

“O objetivo foi aproveitar o espaço já está pronto para que a comunidade possa ver como ficou a reforma. Mesmo que o museu funcione também no prédio do antigo Banestado, nós pretendemos deixar várias exposições no sentido de valorizar o prédio. Essa também é uma motivação e um incentivo para concluirmos a parte superior”, destaca.

LINHA DO TEMPO MUSEU CAMPOS GERAIS

1928 – Prédio do antigo Fórum da Comarca foi construído em local estratégico do ponto de vista social, econômico e político. Marcado por um estilo arquitetônico eclético com uma fachada característica da época.

1983 a 2003 – Espaço abrigou o Museu Campos Gerais da UEPG.

1990 – Prédio foi tombado pela Coordenadoria do Patrimônio Cultural do Paraná.

2003 – Museu foi desativado devido a problemas na estrutura do prédio histórico. Todo o acervo do museu precisou ser transferido para o prédio vizinho da antiga sede do Banco do Estado do Paraná (Banestado).

2010 – Projeto de restauração foi aprovado com a captação de recursos via Lei Rouanet.

2017 – Término da primeira etapa da restauração e retorno do funcionamento do museu no primeiro piso do prédio.

Fonte: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

))))))))))))))))))

‘Campos Gerais’ é mais uma opção para visitação

Foto (Daniel Calvo): Museu abriga exposições artísticas e culturais

O Museu Campos Gerais é mais uma opção para pessoas que quiserem saber um pouco mais sobre a história da região. O espaço é aberto de terça a sábado e recebe visitantes de várias cidades do Estado e também crianças das escolas de Ponta Grossa.

Segundo o diretor Paulo Eduardo Dias de Mello, além de conhecer um pouco mais sobre a importância da história do prédio do século 20, o local abriga importantes exposições históricas e artísticas.

“Ainda no prédio do antigo Banestado, nós temos um centro de documentações que conta com todas as edições do Jornal Diário dos Campos desde a sua fundação até os dias de hoje”, destacou.

))))))))))))))))))

Visite o museu

Funcionamento

De terça à sexta-feira: Das 8 horas às 11h45 e das 13h30 às 17h15.

Aos sábados: Das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Entrada: Gratuita

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.