em

Pais pedem ajuda para tratar filho com paralisia cerebral

Os pais de Jesiel Rodrigues dos Santos, 20 anos, pedem ajuda para que o filho possa realizar tratamentos de saúde especializados. O rapaz tem paralisia cerebral e necessita fazer hidroterapia. O problema, de acordo com o pai, Gilmar dos Santos, é de que a Prefeitura de Ponta Grossa não oferece este tipo de atendimento.

“O tratamento é essencial para que ele possa se locomover sozinho e sem precisar ficar no colo. Ele também precisa de tratamentos com equoterapia e  fonoaudiologia. Mas no momento ele só faz a fisioterapia duas vezes por semana. Todos estes tratamentos foram recomendados pelo próprio médico fonoaudiólogo que atende ele em Curitiba, via Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca.

 

Daniel Calvo
Rapaz sofre de paralisia cerebral e precisa de tratamento com hidroterapia

 

Gilmar lembra que o filho aguarda pelo tratamento com hidroterapia há mais de sete anos. “Quando morávamos em Jaguariaíva ele fazia todos esses tratamentos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e conseguia engatinhar e subir no sofá sozinho. Depois que chegamos aqui ele começou a atrofiar novamente”, lembra o pai.

Tratamento

A reportagem do DC conversou com a Secretaria Municipal de Assistência Social sobre o tratamento da hidroterapia. De acordo com a assessoria de comunicação da pasta, o Departamento da Pessoa com Deficiência conta hoje com uma piscina para atendimento das entidades, mas não possui funcionários efetivos no quadro capacitados para a hidroterapia. A justificativa segundo a Assistência Social se dá pela forma como a piscina foi construída, ou seja, sem atender os padrões para essa terapia, com profundidade e medidas específicas. “A piscina do Departamento do Deficiente está em funcionamento apenas para as entidades que possuam um profissional capacitado e que possa acompanhar o usuário durante a atividade”, destacou a pasta. Não há prazos para que a estrutura seja adaptada para a realização de hidroterapia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.