em

Ponta Grossa ganha patrulha ‘Maria da Penha’

A partir de hoje, o combate à violência contra a mulher ganha uma nova ferramenta em Ponta Grossa. A Patrulha Maria da Penha contará com duas equipes que irão acompanhar os casos de medidas protetivas no município. O Secretário da pasta de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, participou, ontem, do lançamento oficial dos trabalhos e classificou a ação como “um avanço sem precedentes” no amparo à dignidade da mulher e na prevenção da violência na cidade.

Durante o evento, foram entregues as listas de mulheres aptas ao acompanhamento da Patrulha, assim como o catálogo da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, que servirá como referência na articulação dos casos. O repasse desses materiais foi feito pela juíza Alessandra Pimentel do Amaral ao pelo prefeito Marcelo Rangel e formaliza o início dos trabalhos da divisão.

Segundo a assistente social e coordenadora da Patrulha, Liliane Chociai, a Patrulha contará com efetivo de quatro agentes, distribuídos em duas equipes. Ela conta que o próximo passo será o contato com as famílias e a confirmação do acompanhamento das medidas protetivas. “Com a entrega da documentação, os patrulheiros entrarão em contato com as mulheres vítimas de violência. São elas que decidirão se querem ou não o acompanhamento da Guarda Municipal. Porém, vale frisar que, mesmo que haja a negativa sobre a ação, esses dados permanecerão nos nossos arquivos e serão cruzados com os registros de ocorrências de violência contra a mulher no município. Caso haja reincidência, iremos refazer todo o processo junto à vítima”, explica.

Divulgação
Patrulha foi oficialmente criada nesta quinta-feira

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.