em

7 a cada 10 brasileiros não se lembram em quem votaram em 2018

Pesquisa também mostra que três em cada quatro brasileiros não querem participar da vida política de suas cidades

Foto ilustrativa

Sete em cada dez brasileiros não se lembram em quem votaram para os cargos de deputado estadual, deputado federal e senador no pleito de 2018. É o que aponta a pesquisa inédita “Cidades Sustentáveis: Democracia”, lançada pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS).

Das pessoas entrevistadas, apenas 18% se recordam do voto nas últimas eleições para o cargo de deputado estadual – contra 70% que não se lembram. Já para deputado federal, esse número é ainda menor: 16% se lembram – contra 72%. Em relação ao voto para senador, 17% afirmam lembrar, conta 71% que não se lembram.

Por terem sido entrevistadas pessoas com 16 anos ou mais, 11% de todas elas ainda não tinham idade para votar em 2018, além de 1% que não quis responder.

“O exercício pleno da democracia passa pelo acompanhamento das ações dos parlamentares eleitos pelo povo. É preciso cobrar para que os interesses sociais prevaleçam durante os mandatos e, para isso, se faz necessário o fortalecimento da participação social, maior presença na vida pública e na política. A descrença no sistema democrático é um fator de ameaça ao bem-estar coletivo”, explica Jorge Abrahão, coordenador geral do Instituto Cidades Responsáveis (ICS).

Além desse tópico, a pesquisa abordou também sobre qual a vontade em participar da vida política na cidade.

Três em cada quatro brasileiros não querem participar da vida política de suas cidades

Outro tema abordado pela pesquisa foi em relação à vontade das pessoas entrevistadas em participar da vida política de suas cidades. O resultado mostrou que 76% dos brasileiros não têm nenhuma vontade, contra 23% que têm alguma vontade.

Ainda que baixa em todos os grupos, a vontade de participar da vida política é maior entre os que têm renda superior a 5 salários mínimos (33%), ensino superior (31%), pessoas da classe AB (28%), pessoas sem religião ou que frequentem religiões que não sejam católica ou evangélica (28%) e homens (26%).

A pesquisa

A pesquisa Cidades Sustentáveis: Democracia, realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis, consultou dois mil brasileiros, nas cinco regiões do país, com o objetivo de mapear suas percepções sobre temas relacionados à democracia.

Foram coletados dados sobre a lembrança dos brasileiros em relação ao voto de 2018, quais deveriam ser as prioridades dos políticos e a vontade de participar da vida política de suas cidades.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Acesse aqui a pesquisa completa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.