em

Sindirepa inicia curso de eletricista automotivo

Arquivo DC
Curso capacita profissionais para o setor de manutenção de veículos

 

Com uma turma de 27 alunos, Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Ponta Grossa (Sindirepa) iniciou na noite de ontem o curso de eletricista automotivo, em parceria com o Sesi/Senai do município. O curso, que acontece na sede do Senai em Ponta Grossa e é gratuito, tinha previsão para apenas 20 alunos, mas segundo o próprio Sindirepa, a alta procura fez com o sindicato aumentasse o número de vagas para o início das aulas, que terão duração de três meses.

O presidente do Sindirepa, Jorge Szabli Junior, explica que a ideia é trabalhar com novos mecânicos na área de elétrica. “As novas tecnologias estão voltadas para carros e caminhões elétricos. Assim, os reparadores devem conhecer os detalhes destes mecanismos profundamente”, afirma. O objetivo, segundo ele, é a inclusão de trabalhadores, já que a ideia da instituição é colocar os alunos que se destacarem durante o curso no mercado de trabalho. “Trata-se de uma área onde temos muita demanda e precisamos de mão de obra qualificada”, completa Szabli.

Carga horária

O programa do curso vai abordar conteúdos como fundamentos de eletricidade, manuseio de instrumentos de medição eletroeletrônica, sistema de carga, sistema de partida, componentes eletrônicos, elementos semicondutores, sistema de sinalização, sistema de iluminação, sistema de ignição (convencional e eletrônico), noções de gerenciamento eletrônico do veículo (motor, ABS e air bag), diagnóstico e teste.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.