em

Agricultores familiares de Itaiacoca montam agroindústria

 

 

 

Fábio Matavelli

Anúncio do projeto foi feito pelo secretário Gustavo Ribas Netto ontem

 

A Prefeitura de Ponta Grossa, em parceria com a Associação de Agroecologia dos Campos Gerais (Asaeco), vai implantar uma agroindústria para atender, inicialmente, 20 produtores ligados à agricultura familiar na localidade de Sete Saltos, Distrito de Itaiacoca. De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Gustavo Ribas Netto, o objetivo é agregar valor aos produtos alimentícios que saem da propriedade para o mercado.

Para isso, os agricultores contarão com um barracão de 200 a 300 metros quadrados e equipamentos para, por exemplo, descascar e cortar produtos como abóbora e mandioca. Essas instalações ainda serão feitas pela Prefeitura e só o barracão deverá custar em torno de R$ 300 mil, segundo Gustavo, que também é presidente do Sindicato Rural. “Hoje, esses agricultores levam seus produtos de forma bruta, sem beneficiamento, até a cidade para vender em feiras e outros lugares. Com a agroindústria, haverá possibilidade de triplicarem o valor recebido pelos produtos e abrir mais mercados”, diz.

De acordo com o secretário, devido à distância, os produtores rurais de Sete Saltos têm dificuldades em comercializar seus produtos e, muitas vezes, acabam fazendo escambo na própria comunidade. Com esse beneficiamento por meio da agroindústria, porém, existe chance de se ampliar a produção. “E o consumidor tem aceitado muito bem quando recebe o produto já descascado e cortado, pronto para consumo”, afirma.

 

Leia mais na edição impressa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.