em

‘Fazendinha’ pretende aprimorar ações de produtores rurais

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, assinou ontem o protocolo de intenções para a implantação do Projeto Fazendinha e do Centro de Capacitação do Produtor Rural. Os dois programas serão desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Ambos serão construídos na área do Centro Agropecuário e visam à capacitação dos trabalhadores ou pequenos produtores rurais em atividades do setor. Juntas, as obras deverão custar perto de R$ 1 milhão e ficarão prontos até meados de 2015.

O secretário de Agricultura, Gustavo Ribas Netto, explicou que a Fazendinha é um “desejo antigo” da classe rural e será feita numa área degrada de quase sete hectares. A Fazendinha contemplará ações de agricultura, floricultura, ervas medicinais, silvicultura, aquicultura e produção de ovinos, equinos, caprinos, bovinos e outras atividades. “É como se vivenciar a prática de uma fazenda de verdade e envolve pesquisas e técnicos capacitados para transferir conhecimento ao produtor”, disse Gustavo.

A Fazendinha servirá como um setor de aulas práticas aos cursos que serão ministrados no Centro de Capacitação. Para isso, foram assinados convênios com diversas entidades do segmento.

Além de capacitar os produtores rurais, a Fazendinha também servirá como atrativo para estudantes e moradores da zona urbana interessados em conhecer o funcionamento de uma propriedade rural. E como será construída no Centro Agropecuário, agregará ainda mais valor, a partir do ano que vem, à Exposição Feira Agropecuária (Efapi). “Será mais um destaque para a Efapi, que está se tornando cada vez mais uma feira técnica”, afirmou o prefeito.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.