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Plataforma registra 2,6 mil queixas de consumidores pela internet

Consumidor paranaense pode acessar o site e registrar a reclamação

 

Desde maio, quando a plataforma www.consumidor.gov.br foi disponibilizada para os consumidores paranaenses, já foram realizados mais de 2,6 mil registros com um índice de solução que chega a aproximadamente 90%. A plataforma, que foi construída pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), com a participação da Coordenadoria de Defesa do Consumidor do Paraná (Procon), é um serviço publico que permite ao consumidor solucionar conflitos de consumo diretamente com o fornecedor, bastando que tenha acesso à internet.

Para realizar seu registro, o consumidor deve entrar no site e verificar se a empresa contra quem quer reclamar participa. Já existem mais 150 empresas participantes, de diversos segmentos, tais como telefonia, bancos, administradoras de cartão de crédito, companhias aéreas, fabricantes e varejo.

A partir do registro da reclamação pelo consumidor, a empresa tem o prazo de dez dias para apresentar uma solução e após esse prazo o consumidor deve avaliar a conduta do fornecedor, registrando se sua reclamação foi solucionada, atribuindo nota de um a cinco.

Operadoras de telefonia e bancos – historicamente responsáveis pelo maior de número de atendimentos tanto nos Procons como no Poder Judiciário – têm apresentando altos índices de resolutividade na plataforma. “A Claro, por exemplo, solucionou aproximadamente 88% das reclamações, num prazo médio de três dias a partir de cadastramento pelo consumidor, o que é extremamente positivo”, avalia a diretora do Procon no Paraná, Claudia Silvano.

A adesão à plataforma por parte das empresas é espontânea e informações podem ser obtidas junto ao Procon.

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