em

Dia de Campo reúne 150 pessoas em Ventania

 

Divulgação/Cleon Costa

Participantes conheceram novidades em melhoramentos e produtos para aumentar a produtividade no campo

 

O Terceiro Dia de Campo de Trigo reuniu 150 pessoas na Fazenda Vó Anna, em Ventania. Várias empresas apresentaram novidades em melhoramentos das cultivares e produtos para combater pragas e doenças no campo, no fim de setembro.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentou as cultivares BRS Gralha Azul, Sabiá, Tangará e Parrudo, entre outras, e as qualidades de cada uma como resistência às doenças, caixas de produtividade alta e o perfilhamento das plantas. “O parrudo tem um potencial muito positivo, é um trigo pão/melhorador com boa reação as principais doenças”, explica Vladirene Vieira.

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) fez o pré-lançamento do IPR Taquari que entre outras vantagens apresenta boa resistência ao alumínio do solo e a germinação pré-colheita. “É uma espécie de alta produtividade e muito resistente”, disse Carlos Riede.

Em primeira mão, a Biotrigo mostrou o TBio Toruk, com genética francesa. Entre as vantagens, está o maior rendimento, qualidade industrial e ótimo desempenho na panificação.

A OR Sementes trouxe o ORL 090242 que estará disponível para o produtor em 2016. É um trigo pão/melhorador. Outra cultivar apresentada foi a Vintecinco, lançada este ano e destinada exclusivamente para biscoitos.

A Coodetec também trouxe lançamento para o evento promovido pela Menarim Sementes, de Castro. O CD 1252 é um trigo/melhorador  com alto potencial produtivo e boa tolerância às doenças foliares e à germinação na espiga.

A Menarim Sementes apresentou  os trabalhos de densidade e espaçamento de semeadura, desenvolvidos para melhorar a produtividade e a competitividade do trigo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.