em

Número de endividados tem queda no Paraná

Os paranaenses estão um pouco menos endividados em outubro. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio), 87,5% das famílias do Estado possuem algum tipo de dívida. Em setembro, esse percentual era de 88,4%, o que representa uma redução de 0,9. Já em relação a outubro de 2013, quando o patamar de endividados era de 86,1%, houve aumento de 1,4 pontos percentuais.

Os indicadores paranaenses seguem a tendência nacional, que também apresentou queda. O percentual de famílias brasileiras que relataram ter dívidas alcançou 60,2% em outubro, uma queda de 2,9 em relação aos 63,1% observados em setembro, como também um recuo em relação aos 62,1% de outubro de 2013. No entanto, o Paraná continua sendo o estado com o maior índice de endividamento.

Os consumidores que estão com contas em atraso representam 23% em outubro, ante 23,6% em setembro e 24,4% em outubro do ano passado. No universo dos endividados, 54% possuem débitos atrasados há mais de 90 dias, o que é caracterizado como inadimplência. O percentual está acima do registrado em setembro, que era de 45,9%, e abaixo de outubro de 2013, quando chegou a 57,5%. Nas famílias com renda de até dez salários mínimos, o índice de endividados com contas em atraso acima de 90 dias é de 55,7%. E nas classes com renda superior a dez salários mínimos, 45,8% estão com dívidas atrasadas há mais de três meses.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.