em

68% das pessoas pretendem usar 13º salário para pagar dívidas

Rodrigo Covolan

Pesquisa aponta que 11% das pessoas gastarão o abono com compras de Natal

As empresas têm até o dia 30 de novembro para pagar a primeira parcela do 13º salários de seus funcionários. Como a data cairá no domingo, as organizações deverão se antecipar e efetuar o pagamento de 50% do valor até amanhã. O restante do benefício precisa ser pago até o dia 20 de dezembro, conforme prevê a legislação.

Uma pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac) aponta que 68% das pessoas pretendem usar o dinheiro extra para pagar dívidas já contraídas. A percentagem é maior que na pesquisa feita ano passado, quando 62% dos entrevistados deram essa resposta. Por outro lado, caiu de 14% para 11% o percentual de trabalhadores que usarão o 13º salário nas compras de Natal. Também diminuiu a porcentagem de pessoas que pretendem gastar mais de R$ 500 com presentes, de 20% em 2013 para 13% este ano. A pesquisa foi realizada em outubro e ouviu 1.013 consumidores brasileiros, de todas as classes sociais.

Para a economista Cleise Tupich Hilgemberg, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o resultado da pesquisa pode apontar uma mudança de comportamento do consumidor. “Nos últimos anos, nós, economistas, viemos esclarecendo e recomendando ativamente às pessoas que façam planejamento financeiro pessoal e familiar. E destinar o 13º salário para pagamento de dívidas é o correto para começar 2015 sem débito e mostra essa consciência”, observa.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO DC

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.