em

Manejo com fogo controlado em Vila Velha apresenta resultados

 

Divulgação

O fogo controlado visa à restauração dos ecossistemas de campos

A técnica de manejo com fogo controlado, adotada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, já apresenta os primeiros resultados, quatro meses após ter sido iniciada. O fogo controlado visa à restauração dos ecossistemas de campos. “Na primeira área onde foi aplicado, no início de agosto, já é possível registrar a presença de exemplares da flora e fauna típicas da vegetação de campos que não eram mais vistas”, disse ontem o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.
A técnica de manejo com fogo controlado tem o objetivo de restaurar o ecossistema para que ele se aproxime o máximo possível das condições ambientais naturais da época de criação da Unidade de Conservação, há 60 anos. O Parque de Vila Velha é um dos primeiros do país a praticar o manejo com fogo controlado sem ser de maneira experimental.
“Temos ciência de outros parques no país que usam o manejo com fogo de maneira experimental, ou aproveitando incêndios florestais que ocorrem naturalmente”, diz Tarcísio. “O que pudemos comprovar até o momento é que da forma como aplicamos a técnica garantimos maior controle das áreas onde necessita desse trabalho, sem alterar outros pontos do parque que possuem a vegetação típica de campos”, afirma.
Agora pesquisadores irão catalogar as espécies de flora e fauna vistas nas áreas onde foi aplicada a técnica. Com base nesse registro, que deve levar meses para ser concluído, será possível comprovar para a comunidade cientifica a eficácia da técnica no Estado, sem ser de maneira experimental, e quais espécies nativas regeneraram.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.