em

Monocultura de eucalipto prejudica municípios da região

 

Divulgação

Estudo identificou mais de 40 nascentes secas como resultado do intenso plantio de pinus e eucalipto

 

Recente pesquisa do Instituto Federal do Paraná (IFPR), coordenada pelo professor Roberto Martins, aponta que mais de 300 mil hectares no Paraná são propriedade de apenas uma fábrica de celulose e papel. O município de Imbaú é um dos mais afetados pela monocultura. Cerca de 40% do território estão cobertos pela produção industrial de árvores, em grande parte por eucalipto e pinus. Também enfrentam problemas com esse tipo de produção os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira.

Para debater essa situação, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove o seminário “Impacto socioambental, econômico e na saúde trabalhador advindo da monocultura do eucalipto”. O encontro é uma solicitação do presidente da Comissão, Amauri Teixeira, e do deputado Dr. Rosinha (PT-PR) e acontecerá nesta segunda-feira, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Curitiba, a partir das 9 horas.

Devem participar do debate, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Telêmaco Borba, do Movimento dos Atingidos pela Monocultura de Pinus e Eucalipto do Imbaú, da Asso

Divulgação

Imagem

Legenda

ciação Brasileira de Florestas Plantadas, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joaquim Távora, do Departamento de Economia Rural e do Instituto Federal do Paraná.

 

A produção industrial de árvores segue o modelo do agronegócio, como plantio em larga escala, flexibilização das leis trabalhistas, com situações de trabalho análogo à escravidão, e desrespeito à natureza. Uma das consequências mais graves do chamado “deserto verde” é a destruição de nascentes. A pesquisa realizada por Roberto Martins, que contou com a participação direta de 30 camponeses atingidos, identificou mais de 40 nascentes secas como resultado do intenso plantio de pinus e eucalipto. (Das Assessorias)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.