A proximidade do Natal e do pagamento do 13º salário movimentam a economia e incrementam, mas também podem comprometer financeiramente as famílias. Segundo o coordenador do Procon de Ponta Grossa, Edgar Hampf, muitas empresas apresentam promoções e sugestões para atrair a atenção do consumidor. No entanto, o Procon alerta as pessoas a evitar armadilhas comuns a esta época do ano. Nossa primeira orientação é o planejamento, diz.
Edgar lembra que o dinheiro extra deve antes ser direcionado para pagamento de contas, especialmente as que são mais caras, como cartão de crédito e cheque especial. Além disso, explica o coordenador, no início do ano geralmente incidem gastos esperados e inevitáveis, como impostos e a compra de material escolar e uniforme.
A segunda orientação é pesquisar. O consumidor pode pesquisar preços através de mecanismos de busca na internet, com bastante fidelidade. Além disso, quase todas as lojas dispõem de sites em que preços e condições são explicitados. O comércio eletrônico, para quem prefere essa modalidade, também implica em cuidados. O mais básico deles é cuidar do endereço. Verifique a segurança do site. O endereço deve ter como início a sigla https://. Um cadeado também aparece para demonstrar que há mecanismos de segurança nas compras através daquele endereço, explica o coordenador.
Informações sobre preços à vista e a prazo, número de parcelas e taxas de juros devem estar afixadas em local de fácil acesso, de forma clara e legível. Ainda assim, o consumidor deve dar preferência para compras à vista.
Nas compras, o consumidor deve também exigir uma demonstração do produto quando cabível , verificar se ele funciona corretamente, se está acompanhado por manual de instruções em português, de certificado de garantia e nota fiscal.
No caso de roupas e calçados, é importante verificar a política da empresa a respeito de trocas. O Código de Defesa do Consumidor só obriga a troca da mercadoria se ela apresentar algum defeito e, mesmo assim, depois de ser levada à assistência técnica. Trocas por desagrado de um presente ou diferença de tamanho são liberalidades do fornecedor, reforça o coordenador.