em

Aposentado tem até dia 30 para fazer ‘prova de vida’

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ainda não fizeram a comprovação de vida e a renovação da senha têm até o dia 30 de dezembro para realizar o procedimento na rede bancária, caso contrário o benefício será suspenso. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta os beneficiários para que  não deixem para a última hora, pois no dia 31 de dezembro as agências bancárias não abrem ao público.
A prova ou comprovação de vida é um procedimento operacional de conferência e validação dos dados do aposentado/pensionista. Após a atualização de todas as informações, ele recebe uma nova senha. Esse procedimento é obrigatório e deve ser feito anualmente. O objetivo do INSS é evitar as fraudes. “É preciso que os beneficiários fiquem atentos aos comunicados emitidos pelas instituições financeiras sobre a prova de vida”, ressalta Walter de Faria, diretor-adjunto de operações da Febraban.
De acordo com ele, os bancos estão alertando seus clientes sobre o fim do prazo, quer seja por meio de avisos impressos nos extratos bancários, quer seja em mensagens que podem ser lidas nas telas do caixa eletrônico no momento do saque do benefício.
A comprovação de vida deve ser realizada diretamente no banco em que o segurado recebe o dinheiro do benefício. Se o correntista tiver uma conta corrente nessa mesma instituição, poderá realizar o procedimento nos canais eletrônicos, como os caixas eletrônicos, no internet banking e até mesmo por biometria, caso a instituição financeira ofereça esse serviço.
Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias, por motivos de doença ou dificuldade de locomoção, podem recorrer a um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.