em

EUA restaura relações diplomáticas com Cuba

Os Estados Unidos e Cuba iniciaram uma aproximação histórica nesta quarta-feira, 17, se encaminhando para retomar os laços diplomáticos e aliviar as cinco décadas de embargo comercial americano contra seu vizinho comunista.

Na sequência de uma troca de prisioneiros, autoridades americanas informaram que o presidente Barack Obama estava pronto para negociar os termos para reabrir a embaixada dos Estados Unidos em Cuba, que está fechada desde 1961.

Obama conversou com seu colega cubano, Raúl Castro, por telefone, e ambos os líderes estão fazendo pronunciamentos desde as 17 horas (15:00 de Brasília), definindo os próximos passos para um degelo de suas relações.

“Está claro que décadas de isolamento dos Estados Unidos de Cuba não conseguiram alcançar o nosso objetivo permanente de promover a ascensão de uma Cuba democrática, próspera e estável”, informou a Casa Branca.

O presidente americano Barack Obama informou há alguns minutos que “os Estados Unidos querem ser aliados fazendo com que a vida dos cubanos seja mais próspera”.

Já o presidente cubano Raúl Castro está se pronunciando a respeito do fim do isolamento do país neste momento. “Esta decisão do presidente Obama merece o respeito e o reconhecimento do nosso povo”, afirmou. Ele também agradeceu ao Papa Francisco e ao governo do Canadá pela melhora das relações entre Cuba e os Estados Unidos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.