em

Intenção de compra a crédito cresce 5% no Paraná em 2014

A dificuldade do consumidor em comprar à vista em 2014 impulsionou as vendas a crédito. Em comparação com 2013, o acumulado dos últimos doze meses apresentou aumento de 5% nas intenções de compra nesta modalidade no Paraná.

De acordo com o índice, o ápice ocorreu no mês de fevereiro, com crescimento acumulado de 9,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos meses seguintes, o índice recuou, fechando em 5%.

Mas esse resultado, que poderia ser reflexo de melhora nas vendas do varejo, na verdade não reflete o aquecimento do comércio quando se faz a leitura dos outros indicadores divulgados pela BCF, conforme avalia o coordenador da BCF, Edson Araújo Filho: “Considerando que o Indicador Faciap de Inadimplência fechou com aumento de 7,7% e o Indicador Faciap de Regularização de Dívidas recuou 1,1%, percebe-se que a busca por crédito foi impulsionada mais pela dificuldade do consumidor em comprar à vista e de saldar suas contas em atraso do que pelo aquecimento das vendas no varejo em geral. De outro lado, o comércio varejista também foi mais criterioso na avaliação da concessão do crédito”, afirma.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.