em

PG tem pior saldo de emprego dos últimos cinco anos

 

Apesar de contratar 3.705 trabalhadores em janeiro, os setores econômicos em Ponta Grossa não conseguiram frear as demissões que somaram 3.894 no período. O resultado foi um saldo negativo na geração de empregos com carteira assinada logo no primeiro mês do ano, com a extinção de 189 postos de trabalho. Os números foram divulgados ontem pelo Ministério do Emprego e Trabalho (MTE) do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O balanço mensal mostra que o resultado é o pior registrado desde 2011, quando o saldo foi positivo e envolveu 251 vagas. Em 2012 (janeiro) foram criados 67 empregos, enquanto que em 2013, 91. O melhor resultado dos últimos cinco anos foi em 2014 com abertura de 326 postos de trabalho.

Neste ano, conforme o levantamento, o comércio foi o setor (entre os oito analisados) que puxou os números para baixo, com extinção de 359 vagas em janeiro último. Foram 950 contratações contra 1.309 desligamentos de trabalhadores. O varejo foi penalizado também no mesmo período de 2014, com fechamento de 138 vagas. Em 2013 o resultado era negativo e envolvia 134 postos de trabalho, já em 2012 foram 22 cargos a menos e em 2011, 171.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Nilton Fior, os resultados dos meses de janeiro estão ligados em parte às demissões dos contratados temporários. Os contratos de fim de ano são firmados por 30 ou 45 dias, com rescisão contratual acontecendo no primeiro mês do ano.  “Estes números (janeiro) representam a maior parte as rescisões, mas uma parte é porque o comércio teve desempenho negativo em relação a 2013 e somando a isto temos espaços para serem locados no comércio de Ponta Grossa porque empresas fecharam em função do baixo desempenho da economia”, explica.

 

Veja mais na edição impressa

 

 

Demissões têm sido maiores que as admissões nos meses de janeiro

Foto: Rodrigo Covolan

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.