em

Emater e Syngenta trazem novas tecnologias para os produtores

O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Syngenta realizam até amanhã a 16ª Semana de Campo, na Estação Experimental da Fundação ABC, em Ponta Grossa. O evento, que começou na última terça-feira, acontece em parceria com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), prefeituras da região, entre outras instituições ligadas a atividade.

A Semana integra as atividades do Projeto Grãos Centro – Sul de Feijão e Milho e apresenta novas tecnologias aos produtores rurais. Para tanto, são sete estações rotativas no campo experimental onde os participantes permanecem por aproximadamente 40 minutos recebendo orientações sobre assuntos como segurança do produtor e cuidados com o meio ambiente; híbridos e controle de pragas e plantas invasoras do milho; agricultura sustentável (plantio direto); boas práticas agrícolas; cultivares de feijão Embrapa; cultivares de feijão Iapar e controle de plantas invasoras, pragas e doenças do feijoeiro.

O coordenador estadual de Projeto da Emater, Germano do Rosário Ferreira Kusdra, lembra que o projeto começou há 25 anos devido a preocupação com a intoxicação dos produtores com os agrotóxicos. Mais tarde o foco mudou para erosão, fertilidade do solo e plantio direto e hoje o assunto principal (e desde 1999) é a agricultura familiar. A atenção se volta para a produção de feijão e milho, onde o que se mostra ao produtor é que ele pode produzir igual a um grande agricultor, desde que utilize as tecnologias. “Com o projeto se começou a mostrar os cultivares e as tecnologias pensando no abastecimento alimentar e o feijão garante ao Paraná a condição de maior produtor”, comenta.

Leia mais na edição impressa

 

Até amanhã 1,4 mil pessoas deverão passar pela Semana de Campo

Foto: Rodrigo Covolan

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.