em

Governo recebe embaixador da Suécia e discute parcerias estratégicas

O Governo do Paraná recebeu ontem o embaixador extraordinário e plenipotenciário do Reino da Suécia, Per-Arne Hjelmborn. No encontro com o secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, e o secretário estadual do Planejamento, Sílvio Barros, com a comitiva sueca foram discutidas parcerias entre o Paraná e o país europeu, nas áreas econômica, acadêmica e de sustentabilidade.

O embaixador Hjelmborn fez um convite para que o Estado apresente, por meio da Câmara de Comércio Sueco-Brasileira, seu portfólio de ações para atração de investimentos para empresas suecas já estabelecidas no Brasil. “Temos muitos pontos fortes e uma larga parceria entre a Suécia e o Brasil e com o Paraná, especificamente. Os setores florestal e automotivo, com fábricas como a Volvo e a Scania, são alguns dos exemplos”, disse o embaixador.

O secretário Sílvio Barros destacou a proximidade do Paraná com a região sudeste brasileira, o que torna o Estado estratégico, do ponto de vista logístico, para a atração de novos empreendimentos. “O Paraná tem diferencial de competitividade. O Estado é competitivo em vários setores econômicos e a proximidade com o principal mercado de consumo do País o torna atrativo para as empresas”, explicou Barros. Além da questão logística, ele citou a oferta de energia, a segurança hídrica, a segurança jurídica para as empresas e a mão de obra qualificada no Estado.

“O Paraná tem uma relação histórica com a Suécia, o sucesso da fábrica da Volvo em Curitiba, inclusive na implantação de veículos mais sustentáveis para o transporte público, é um exemplo disso”, destacou o secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra. “Nosso interesse agora é fortalecer ainda mais esse relacionamento, trazendo para o Paraná investimentos e as experiências bem sucedidas dos suecos”, disse Sciarra.

Sustentáveis

Também foram destacadas outras áreas de interesse entre o Paraná e a Suécia, como o intercâmbio de professores e pesquisadores suecos com as universidades estaduais e a troca de experiências na área de sustentabilidade. O Estado pretende conhecer a fundo o projeto sueco SymbioCity, que integra sistemas de sustentabilidade urbana.

 

 

Eduardo Sciarra e equipe receberam representantes da Suécia
Foto: Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.