em

Paraná tem três finalistas no prêmio Sebrae Mulher de Negócios

O Paraná tem três finalistas na etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, um reconhecimento a histórias de empreendedorismo feminino marcadas pela superação e vontade de vencer. A cerimônia de premiação deve reunir cerca de 250 pessoas na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, no próximo dia 5 de março, a partir das 9 horas. As paranaenses Marlene Aparecida Machado Cruz, de Carambeí; Silvia Maria Pereira, de Maringá; e Maria Lucia Silveira, de Cascavel, concorrem com outras 78 mulheres dos demais estados brasileiros, nas categorias Produtora Rural, Microempreendedora Individual e Pequenos Negócios, respectivamente.

Foi em 2011 que a família de Marlene Cruz recebeu uma notícia aterradora: com uma dívida de R$ 370 mil, acumulada ao longo de cinco anos, a única solução seria cessar a produção de leite da Chácara São João, fonte de sustento da casa. Dedicada totalmente ao cuidado doméstico nos 11 anos anteriores, ela arregaçou as mangas, diante da sentença do marido “não conte comigo, porque não ajudo em mais nada relacionado à leiteria”. Os anos de esforço e trabalho, que chegavam a 24 horas por dia no início, valeram a pena. Marlene negociou empréstimos, fez mudanças na estrutura da leiteria e no manejo e viu a produtividade subir de 600 para 1,5 mil litros diários. “Passei a ganhar bonificação por qualidade. Meu faturamento líquido mensal é de R$ 10 mil”, comemora.

As três paranaenses foram vencedoras na etapa estadual do Prêmio, que teve 951 inscrições. As histórias de Marlene, Silvia e Maria Lucia se destacaram entre 15 finalistas, escolhidas com base em critérios de gestão, desenvolvidos em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). “Nossa expectativa é grande, estamos confiantes. Elas têm histórias de sucesso, fizeram a diferença na comunidade onde moram, são realmente empreendedoras, e seus relatos estão muito bem escritos”, ressalta o consultor do Sebrae/PR Lucas Hahn, coordenador estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que chega à décima edição neste ano.

A escolha de março para o anúncio das vencedoras, explica Hahn, é simbólica. A intenção era que a cerimônia fosse no dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, mas a data cai num domingo. “Escolhemos o dia mais próximo possível. É um evento bastante emocionante, valoriza muito a mulher. É uma manhã dedica inteiramente a elas.”

 

Marlene Cruz é de Carambeí

Foto: Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.