em

Pedido de seguro-desemprego deve cair 30%

Desde o último sábado, 28 de fevereiro, estão vigorando as novas regras do seguro-desemprego, previstas na Medida Provisória 665. As mudanças devem trazer impacto no número de pessoas atendidas diariamente na Agência do Trabalhador. A estimativa é que haja uma queda de 30% na quantidade de pedidos do benefício em Ponta Grossa. Até a mudança cerca de 110 trabalhadores eram atendidos diariamente no setor de seguro-desemprego, sendo em torno de 15 mil no ano passado. Na manhã de ontem – primeiro dia da alteração na lei – apenas quatro solicitações de seguro foram registradas, prova de que o movimento foi tranquilo.

Para o gerente da Agência do Trabalhador, Victor Hugo de Oliveira, tanto as empresas quanto os empregados já estavam cientes da mudança, anunciada em dezembro de 2014 pelo governo federal. “Percebemos que as pessoas estão informadas sobre as novas regras e quando colocamos no sistema já aparece se a pessoa tem ou não direito ao seguro”, observa.

Com a alteração, o trabalhador terá que ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 18 meses nos 24 meses anteriores, na primeira vez em que requerer o benefício.

Em se tratando de segundo pedido, ele precisará ter trabalhador por 12 meses nos 16 meses anteriores. A partir da terceira solicitação, o período voltará a ser de seis meses.

 

Leia mais na edição impressa.

 

Peterson Strack

Movimento no setor de seguro-desemprego ontem era tranquilo

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.