em

Esclareça cinco dúvidas sobre empréstimos

Foto: Arquivo DC

Arquivo DC
Luiz Barros explica que para fazer um refinanciamento, o imóvel deverá estar quitado

O empréstimo com garantia de imóvel, conhecido como refinanciamento imobiliário, é uma modalidade de crédito que oferece taxas e juros mais baixos. Com a crise econômica, tem se tornado uma alternativa para quem precisa de recursos, por exemplo, para iniciar um novo negócio, quitar dívidas anteriores ou mesmo para adquirir outro imóvel.

Antes de optar pelo empréstimo, porém, é importante entender melhor como ele funciona. Luiz Barros, especialista no setor, explica algumas das dúvidas mais comuns do consumidor:

 

Vale a pena fazer um refinanciamento imobiliário para pagar uma dívida?

Para saber isso, você precisa primeiro analisar os juros das suas dívidas anteriores. Como o refinanciamento tem certamente juros mais baixos do que o mercado cobra em geral e se a nova parcela mensal couber no bolso, pode ser mais vantajoso fazer o empréstimo para pagar os outros débitos.

O refinanciamento imobiliário tem juros mais baixos do que o de cartões de crédito, cheque especial, financiamento de veículos e de multa por atrasos em pagamentos. Outra vantagem é que o valor é pago em prazos longos de até 20 anos.

 

Quanto posso pegar emprestado?

Depende do valor do imóvel podendo alcançar até 60% do valor bem. Cada banco trabalha com uma margem diferente.

E se meu imóvel não for quitado?

Para fazer um refinanciamento o imóvel deverá estar quitado, salvo raras exceções.

 

O imóvel continua sendo meu?

Sim, continua e pode ser utilizado normalmente. É possível até alugá-lo, por exemplo. O que não é possível é vendê-lo para outra pessoa enquanto o refinanciamento não for totalmente pago. Para repassar o imóvel, é preciso antes quitar o empréstimo.

 

Como posso me planejar antes de fazer o empréstimo?

O planejamento é necessário para que o cliente não se perca em seu orçamento, é importante ter foco e organização,lembramos que essa modalidade de crédito visa melhorar sua vida financeira, e não prejudica-la.

Existem diversas opções no mercado e a nossa empresa analisa o cliente, caso a caso. Nosso trabalho é encaminhar o cliente para a instituição mais adequada ao seu perfil, de forma objetiva economizamos tempo e auxiliamos o cliente a alcançar seu financiamento, visando sua saúde financeira. Por isso é importante, encaminhá-lo a instituição que melhor se encaixa ao seu perfil.

Nossa função como prestador de serviço é melhorar sua saúde financeira, ajudando a escolher a melhor instituição pro seu perfil.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.