em

Líderes do setor rural cumprem agenda em Curitiba

Na segunda-feira (25), lideranças do setor rural de Ponta Grossa estiveram na capital para participar de compromissos junto ao COMEXPA- Calendário Oficial de Exposições e Feiras Agropecuária do Estado do Paraná, a SEAB – Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, e no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A primeira reunião aconteceu no Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), com os representantes do COMEXPA.Estiveram presentes Izaltino Cordeiro dos Santos,Coordenador de Produção Animalda Fazenda Escola da UEPG; Roberto Cunha Nascimento e Edilson Gorte, ambos da Sociedade Rural dos Campos Gerais e o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Afonso Vieira. A reunião que foi presidida pelo Secretário Estadual da SEAB, Norberto Ortigara, abordou temas referentes aos calendários e cadastros das feiras no Paraná,ocasião em que foi calendarizado  a 39ªEfapi, a 40ªFenovinos e o 3º Encontro Mercadológico da Carne.

Durante o encontro também foi realizada a votação para a nova diretoria do COMEXPA. O novo presidente eleito é Ivonei Afonso Vieira, e o vice Roberto Cunha Nascimento, da Sociedade Rural dos Campos Gerais. Também participaram desta reunião representantes de sociedades rurais de Paranavaí, Cascavel, Londrina e Umuarama.

Na SEAB, o grupo também foi recebido por Ortigara, eparticiparam da reunião o DrJosé Sebastião Fagundes da Cunha, do CescageGenética;o deputado estadual Plauto Miró e o Secretário de Estado da Comunicação, Márcio Vilela.Foi apresentado ao governo do Estado a criação da Cooperativa de Ovinos e Caprinos dos Campos Gerais(Coopegera) e solicitadoapoio na infraestrutura para funcionamento da organização. Cunha fez uma explanação informandoos objetivos da Coopegera criada em Ponta grossa,e salientou a importância da cooperativa de carne que terá a capacidade de envolver todos os segmentos da cadeia.

Ainda na SEAB foi apresentada a solicitação do imóvel da antiga unidade da Codapar, na região industrial de Ponta Grossa, para que seja repassada ao município e desta forma seja cedido para cooperativa fazer as instalações de todos os segmentos da cadeia: abatedouro, processamento da carne, distribuição e fábrica de ração. Ortigara informou que as instalações foram colocadas à venda para cumprir normas acordadas em sua pasta, mas que levará a proposta ao Governador e a defenderá, visto que a cadeia da ovinocaprinocultura precisa de uma organização maior e crescer no Estado.A cooperativa conta coma participação de 18 municípios dos Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.

O deputado Plauto Miró, relatou as tentativas de negociações anteriores e disse que essa é a mais plausível de ser otimizada. Defenderá a proposta na ALEP e junto ao Governador.

“Nosso propósito é criar um polo de fomento na caprinoovinocultura com a difusão de tecnologia na produção, abate, processamento e distribuição do produto, destacou o veterinário Izaltino Cordeio dos Santos, uma das referências nacionais do setor.

O último compromisso foi no BRDE, onde o grupo se encontrou com o presidente, Orlando Pessutti e foram reforçadas as informações sobre a Coopegera e a realização dos eventos Efapi, Conaitec, Fenovinos e o Encontro Mercadológico da carne na Princesa dos Campos. Pessuti recomendou a participação e envolvimento daEmater eSeab, além de prometerapoio em todos as atividades apresentadas, “não só estaremos apoiando como também estaremos participando presencialmente, gosto de Ponta Grossa e tenho muitos amigos lá, e na condição de representante do BRDE, estamos cumprindo nosso papel de apoio ao agronegócio”, finalizou.

Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.