em

Senai certifica eletricistas para instalações prediais e residenciais

Assim como um motorista de ônibus, o eletricista que vai a um condomínio para resolver problemas técnicos tem que estar habilitado para a função. Isso porque ele precisa ter conhecimentos específicos sobre instalação elétrica predial e residencial, e seguir normas nacionais de segurança. “Muitas vezes o eletricista tem conhecimento de prática, mas não possui certificação formal”, diz a analista de educação do Senai no Paraná, Elaine Cristina de Andrade. Ela é coordenadora do Centro de Exames para Certificação (CEC) do Senai no estado, que realiza provas práticas para os eletricistas conseguirem a habilitação.

Na unidade do Senai em Ponta Grossa, que é referência na área de Construção Civil no Paraná, funciona um núcleo para a certificação de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. O Senai segue diretrizes nacionais, com um modelo de avaliação que certifica o eletricista. O profissional precisa apresentar competência e conhecimento seguindo normas da ABNT, leis da construção civil e normas específicas da área para conseguir a habilitação.

“O Senai tem o exame prático montado em laboratório. O candidato é examinado por um avaliador previamente capacitado, que não interfere na realização da prova. Ele apenas confere se as práticas usadas pelo candidato estão adequadas”, explica Elaine. O avaliador envia a análise para o Senai Nacional, que concede a certificação, com duração de cinco anos e que precisa ser renovada depois disso.

Os interessados podem procurar o Senai para realizar a prova em Ponta Grossa. A avaliação, que tem custo de R$ 300, tem duração de dois dias, com quatro horas de provas práticas em cada um dos dias. Outras informações no www.senaipr.org.br.

Senai oferece uma série de cursos em Ponta Grossa

Foto: Arquivo

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.