em

Dicas para economizar no combustível

Uma das despesas fixas e que pode pesar muito no orçamento familiar é o consumo de combustível do automóvel. Além das constantes variações nos preços praticados nas bombas dos postos, alguns modelos podem gastar mais do que outros, dependendo de sua categoria, motorização e itens de conforto, como ar-condicionado e câmbio automático, por exemplo.

Atentas às necessidades dos consumidores, muitas montadoras vêm oferecendo motores cada vez mais econômicos, como, por exemplo, o novo Pure Tech do C3, desenvolvido para as diferentes versões do compacto da Citröen. Mas, além dessas novas tecnologias automobilísticas, há uma série de cuidados e macetes que o motorista pode adotar no dia a dia sem grandes dificuldades e colaborar para diminuição do consumo de combustível de seu carro. Confira!

Calibre os pneus

Manter os pneus adequadamente calibrados suaviza a rodagem do carro, exigindo menos esforço do motor.

Esvazie o porta-malas

Não leve peso desnecessário no porta-malas do veículo, inclusive em viagens. Quanto mais leve o carro estiver, menor a demanda de combustível para realizar arrancadas e manter a velocidade constante.

Nem reserva, nem tanque cheio

Apesar de muita gente acreditar que manter o tanque sempre cheio evita que o álcool ou a gasolina se evaporem no espaço vazio do tanque. Na verdade, manter o tanque cheio demais gera mais peso para o carro, que vai precisar de mais esforço do motor. Já rodar constantemente com o tanque na reserva pode prejudicar o sistema de injeção.

Menos velocidade, mais economia

Quanto mais aceleração, mais combustível será necessário. Mesmo em viagens, procure dirigir sempre dentro dos limites de velocidade. Além de segurança, a atitude gera economia.

Respeite a troca de marchas

Não force nem estique demais o giro do motor e sempre respeite as trocas de marcha. Nas cidades onde o trânsito força o motorista a parar e arrancar todo o tempo, vale a pena pesquisar rotas alternativas usando GPS ou aplicativos colaborativos.

Atenção à aerodinâmica

Principalmente na estrada, onde a velocidade e o vento são mais intensos, evite viajar com os vidros do carro aberto e acessórios de bagagem externa, como racks de teto ou suportes para bicicleta, que acabam aumentando a resistência do ar e forçando o motor.

Eleja um posto de confiança

Se possível, faça os abastecimentos em um mesmo posto. Isso ajuda a evitar a exposição a combustíveis adulterados e promovem médias mais eficientes para o cálculo e controle da quilometragem por litro.

Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.