em

Preço de passagens aéreas tem alta de menos de 2% em 2016

Com inflação acumulada em pouco mais de 8% nos últimos 12 meses e economia instável, o brasileiro experimentou um amargo aumento de preço em vários produtos durante o último ano. No entanto, esse aumento não se refletiu com tanta força no setor de passagens aéreas, que apresentou um acréscimo no ticket médio dos destinos nacionais bem abaixo do esperado: apenas 1,39%.

Gustavo Mariotto, Marketing Manager da agência de viagens online Viajanet.com.br, explicou que em tempos difíceis na economia é importante fazer o possível para manter os aviões cheios. “Apesar da instabilidade econômica, os preços das passagens se mantiveram muito abaixo da inflação, permitindo que os brasileiros continuassem viajando, mantendo o setor aquecido. A estratégia das companhias de manter preços baixos para ocupar mais assentos, mostrou-se eficiente, motivando as viagens em diversos períodos”, ressaltou Mariotto.

Uma pesquisa do Viajanet mostrou que os destinos mais procurados nesse segundo semestre foram Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador, respectivamente. O dado revela que os eventos esportivos Olimpíadas e Paralimpíadas ajudaram a fazer com que o brasileiro buscasse viajar mais para a Cidade Maravilhosa.

Expectativa é de melhora para os próximos meses

Apesar de 2016 não contar com tantas emendas de feriado e alguns deles terem caído em finais de semana, o setor de viagens continua movimentando dinheiro no Brasil. E para os últimos meses do ano, o cenário deve ser ainda mais positivo. Com a Black Friday, Natal, Réveillon, manutenção do preço baixo e crescente confiança dos consumidores, é esperado que muitas passagens aéreas com destinos nacionais sejam compradas.

Passagens aéreas para o exterior também mantêm preço baixo

Segundo dados extraídos da ferramenta Google Analytics, as passagens aéreas para destinos internacionais tiveram um aumento de venda de 113% no comparativo entre dezembro de 2015 e agosto de 2016. O otimismo fica ainda maior quando se contrapõe o preço médio dessas duas épocas: enquanto dezembro registrou valor médio de R$ 1.873,73, agosto mostrou R$ 1.698,78, evidenciando melhora de condições também em voos para fora do país.

Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.