em

Sebrae/PR entrega Guia do Candidato Empreendedor na região dos Campos Gerais

 

Fabio Matavelli
O Guia foi entregue por meio das associações comerciais e dos Comitês da Lei Geral

 

Guia do Candidato auxilia os concorrentes ao cargo a incluírem em seu plano de governo ações para criar um ambiente de negócios favorável para a promoção das pequenas empresas

Com a função de apoiar, orientar e embasar os projetos de governo com ações estratégicas focadas nas micro e pequenas empresas, o Sebrae/PR entregou para os candidatos a prefeito da região dos Campos Gerais e Centro do Estado o Guia do Candidato Empreendedor. Além dos futuros governantes municipais, o Guia também foi enviado eletronicamente aos candidatos a vereador das respectivas regiões.

Conforme o consultor do Sebrae/PR, Marlon Farias, nos municípios em que o Sebrae/PR trabalha a Lei Geral das Micro e Pequena Empresa (MPE), o Guia foi entregue por meio das associações comerciais e dos Comitês da Lei Geral. Nos demais, o Guia foi enviado via Correios. “O objetivo principal é fornecer subsídios para que os candidatos criem políticas públicas pautadas no desenvolvimento dos pequenos negócios, usando como base a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa”, diz.

Na publicação, o Sebrae/PR disponibiliza informações e serviços, nos quais o candidato poderá  estruturar seu plano de governo e formalizá-lo junto a entidades e sociedade civil. Consta ainda exemplos de práticas adotadas em algumas cidades e que podem ser aplicadas nos demais municípios do Estado, como o Programa Educação Empreendedora, que tem como objetivo ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação.

O consultor do Sebrae/PR cita ainda outros exemplos como a implantação de benefícios e incentivos para a compra de produtos e serviços de micro e pequenas empresas locais e o processo de desburocratização de abertura de empresas. “O processo de construção de políticas públicas depende de diversos atores, dentre eles o Sebrae, mas também do envolvimento do poder público e da sociedade civil organizada”, frisa.

O Guia possibilita ainda que o candidato monte o plano de governo com foco nos pequenos negócios. Por meio do site www.candidatoempreendedor.com.br, é possível se cadastrar, ter acesso ao Guia de forma digital e montar seu plano, com ações que julgar mais prioritárias. O plano ainda pode ser impresso e compartilhado com sindicatos e associações comerciais, firmando o compromisso com a sociedade civil, chancelado pelo Sebrae.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.