em

Vale a pena investir em imóveis em tempos de crise?

A crise econômica que assola o mundo desde 2008 chegou ao Brasil. E chegou forte. O mercado imobiliário sempre é afetado nesses cenários, nos quais a desvalorização dos imóveis é a consequência principal. Mas a questão é a seguinte: mesmo em tempos de crise, é viável fazer investimentos imobiliários?

É preciso entender o que acontece nesse tipo de situação. A crise econômica afeta diretamente o consumo das pessoas, que reduzem as compras. Dessa forma, as aquisições que envolvem grandes quantias monetárias (como os imóveis) são abandonadas ou postergadas para o futuro. A redução da demanda faz a circulação de dinheiro diminuir. Assim, a tendência é que o valor dos bens de consumo durável pare de aumentar ou até mesmo caia. O mercado fica estagnado.

Chance de preços acessíveis e maior barganha

Se você der uma caminhada, vai poder ver vários cartazes de salas comerciais à venda ou casas para aluguel. Porém, a crise pode significar uma oportunidade para muitos. Quem já tem um dinheiro guardado pode adquirir os imóveis a preços mais acessíveis, além de ganhar um poder de barganha nas negociações.

É essencial que você conheça o histórico de preço dos imóveis. Assim, é mais difícil ser pego de surpresa e se torna possível fazer projeções de valor dos bens.

Investimentos em construção

Para investir em construções, também é preciso fazer uma análise minuciosa. A expectativa de redução dos financiamentos imobiliários vai desacelerar o mercado da construção civil, portanto, o preço dos materiais e da mão-de-obra também devem continuar no patamar atual.

Se a sua intenção é construir sua casa própria, esse é um momento interessante. Há uma condição melhor de fazer um planejamento de custos de trabalho. O custeio no final da obra tem mais chances de ficar próximo do orçamento previsto no início da construção. Da mesma forma que os compradores de imóveis terão um poder de barganha maior, os construtores também irão ganhar força na hora de negociar a aquisição de insumos para a obra.

Mais uma vez, é necessário fazer um estudo detalhado dos indicadores do mercado. Desse modo, você evita os riscos desnecessários na hora do investimento.

Arquivo DC

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.