em

13° salário vence na próxima terça-feira

As empresas têm até a próxima terça-feira, 20, para pagar a segunda parcela do 13° salário dos trabalhadores. Tem direito à gratificação natalina todas as pessoas com carteira de trabalho assinada. O primeiro pagamento (50% do valor) venceu no dia 30 de novembro.

Em Ponta Grossa a estimativa é que a bonificação movimente R$ 112,85 milhões, através de 84.478 Carteiras de Trabalho ativas e um salário médio de admissão de R$ 1.335,86. Os números são da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, com base no Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) e na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Como o 13° salário é uma obrigação e está previsto em lei os trabalhadores, sem o pagamento, podem denunciar os empregadores para o Ministério do Trabalho. Na região, um dia após o vencimento da primeira parcela a Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE) em Ponta Grossa já contabilizava cerca de 40 denúncias por atraso de salários e décimo.

Mas não são apenas os trabalhadores que estão de olho na grana extra. O comércio está atento a este dinheiro, já que ele pode ser revertido ao pagamento de contas em atraso e compras de presentes.

Para a diretora de Comércio da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Milane Barbur, os empresários terão que ser criativos para atraírem os consumidores para as lojas. “Este ano a criatividade está imperando sobre todas as atitudes tomadas pelos comerciantes porque, realmente, em hora de crise é preciso colocar em prática ou exercitar ainda mais esta criatividade para atender este público que está com dinheiro para gastar”, diz.

Lojas de rua estarão abertas neste domingo, das 14 às 20 horas

Foto: Arquivo

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.