em

Mercados discutem oportunidades para melhorar rentabilidade

Com o objetivo de alavancar o lucro dos supermercados, a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) realizou em novembro o II Encontro de Empresários Supermercadistas com o tema “Planejamento Tributário”. No evento, especialistas apresentaram algumas oportunidades de redução tributária, além de possibilidades de recuperação de tributos.

Com um planejamento tributário eficiente, a economia pode chegar a 3% do lucro líquido. “O importante é ter informação, quanto mais informação mais assertivo você é no resultado. Conhecendo os tributos com profundidade, descobrimos as melhores formas de usufruir disso”, afirma o moderador do Fórum, Adaílton Santos, do Conselho Fiscal da Apras.

Um dos palestrantes, Rodolfo Schlumberger Cavali da Luz, da Nelson Willians & Advogados Associados, destacou a importância de eventos como este para levar informações aos empresários. “Muitas vezes ele está focado muito na sua operação no dia a dia e acaba deixando passar oportunidades tributárias que podem melhorar o seu resultado financeiro no final do mês”.

Uma dessas oportunidades é o ICMS-ST, que é o aproveitamento do imposto de contribuição tributária que os supermercados acabam pagando a mais. Nos produtos que tem ST (Substituição Tributária), é feito o recolhimento antecipado do tributo sobre um fato gerador presumido e o produto acaba sendo vendido para o consumidor final por um valor menor do que se presumia, recolhendo, portanto, um tributo maior. Este recolhimento indevido gera direito a crédito, que em alguns casos chega a 0,5% do faturamento.

Palestras aconteceram em novembro

Foto: Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.