em

Fesuva segue até amanhã e deve receber ao todo 120 mil pessoas

 

Peterson Strack
Estrutura do evento estava terminando de ser montada na tarde de quarta-feira

 

A Prefeitura de Ponta Grossa realizou na quinta-feira (19), a abertura oficial da 34ª edição da Festa da Uva (Fesuva). Animando a população que prestigiar o primeiro dia da Feira, a dupla Kadu Ribeiro e Rosangela se apresentou em palco montado especialmente para o show. O evento, como já é tradição, ocorre no Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas (Parque Ambiental), na Praça do Ar, e sua realização coincide sempre com o período auge da colheita do fruto.

A compra de uvas e derivados ocorre das 9 às 22 horas até o dia 22. Durante os quatro dias de feira, cinco produtores da fruta estão disponibilizando as variedades de uva preta, branca e a rosada. A expectativa é de receber cerca de 30 mil pessoas por dia, e a previsão é que sejam ofertadas 35 toneladas de uva fresca, ao preço de R$ 6 o quilo.

A Fesuva 2017 tem o apoio do Sindicato Rural, da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (Acipg) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, parceria com os vitivinicultores e produtores da agroindústria caseira, incluindo o artesanato.

Na região de Ponta Grossa, a colheita das uvas segue até o final do mês, e a qualidade da fruta tende a ser superior que a do ano passado, considerando as condições climáticas favoráveis à colheita dentro do período normal. A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB) verificou, em 2013, uma área de aproximadamente 4.900 hectares de plantio de parreiras, e uma produção de 79 mil toneladas. As Uvas – de mesa e para transformação agroindustrial – representam cerca de 4,4% do volume total de colheita de frutas, conforme relatório do Departamento de Economia Rural (Deral). No Brasil, são cerca de 79.142 hectares e a produção chega a 1,4 milhão de toneladas, conforme dados de 2014. Os números tiveram pouca alteração, já que a área de plantio se mantém, praticamente, a mesma.

 

Serviço

O quê: 34ª Fesuva

Quando: De 19 a 22 de janeiro, das 9 às 22 horas

Onde: Parque Ambiental de Ponta Grossa

Quanto: Uvas vendidas a R$ 6 o quilo

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.