em

Procura pela Agência do Trabalhador de PG cresce 35,4% em dezembro

Rodrigo Covolan
Comparativo entre dezembro de 2016 e dezembro de 2015 revelou presença de 1.100 pessoas a mais que no ano passado

A Agência do Trabalhador de Ponta Grossa registrou um aumento de 35,4% nos atendimentos em dezembro de 2016, no comparativo com o mesmo período em 2015. Foram 4.200 pessoas, enquanto que no ano anterior 3.100 passaram pelo local. Os números confirmam um dado incomum, já que dezembro, normalmente, é um mês em que a procura por emprego diminui em função do período de férias e festividades. Excetuando-se as contratações temporárias, a maior parte das vagas tende a surgir a partir do início do ano. Mesmo assim, a procura por emprego teve crescimento, retrato do aumento na taxa de desemprego verificada em todo o País.

De acordo com o coordenador da Agência, Adriano Gonsalves, existem outros fatores que colaboraram para esse acréscimo significativo no movimento. “Em 2016, tivemos maior procura para busca de vagas e também o seguro desemprego. Percebeu-se que a presença de trabalhadores em busca de emprego (em dezembro de 2016) foi de pessoas que já possuíam cadastro no Sistema Mais Emprego, já que o número de novos cadastros foi significativamente menor que em 2015”, aponta Gonsalves.

De acordo com os dados da Agência do Trabalhador, a maior parte das ofertas de vagas em dezembro de 2016 esteve nos setores de serviços, comércio e agropecuária. Em 2015, o setor de serviços representou 40,72% do total e em 2016 representou 65,33% do total de vagas oferecidas no mês de dezembro. O setor de comércio e agropecuária apresentaram percentuais muito próximos: em 2015 em torno de 20% e em 2016 em torno de 10%.

Apesar disso, muitos trabalhadores buscam inserção no setor industrial, área que ofertou menos oportunidades, sendo em torno de 22,7% em 2015 e 10% do total em 2016. A procura por uma reinserção no mercado de trabalho mantém a Agência movimentada neste início de 2017. Em 15 dias já foram atendidas mais de 5 mil pessoas. No site do Ministério do Trabalho e Previdência Social (maisemprego.mte.gov.br) é possível consultar, em tempo real, as vagas oferecidas pela Agência do Trabalhador de Ponta Grossa. Também é possível se candidatar a elas, sem necessidade de ir à sede da Agência.

 

Vagas temporárias

A Agência do Trabalhador também registrou um considerável aumento na oferta e contratação em vagas temporárias no final do ano. Foram 16 vagas nessa modalidade em 2015. No mesmo período, no ano passado, esse número saltou para 286. Dessas, 209 pessoas foram oferecidas para serviço durante a München Fest, tradicional festa que ocorre sempre no final do ano em Ponta Grossa. Ainda assim, foram 77 vagas além das ofertadas para realização do evento.

 

FOTO: EC_R_Agencia_Trabalhador_17janeiro2017 (1)

LEGENDA: Movimento na Agência continua intenso. Só neste mês, mais de 5 mil pessoas foram atendidas

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.