em

SESI lembra que Sistema eSocial será obrigatório em 2018

Divulgação
Sistema irá informatizar dados de trabalhadores

Após duas prorrogações, o ano de 2017 começa com a contagem regressiva para o início das operações do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), previsto para entrar em vigor em 1 de janeiro de 2018. Apesar de amplamente discutido, a obrigatoriedade do módulo ainda assusta, principalmente devido à indefinição sobre o layout e da falta de um ambiente para teste, às inconsistências nos cadastros de trabalhadores e empresas, e às dúvidas em torno das mudanças nas relações trabalhistas.

Mas a gerente do SESI Ponta Grossa, Denise Beninca de Paula, afirma que a Instituição está preparada para quando o Sistema entrar em vigor. “Estamos preparados para fornecer, início do próximo ano, o treinamento para que os departamentos de Recursos Humanos façam o uso adequado da ferramenta. E as empresas também já estão todas informadas sobre a exigência, então acredito que todos estarão bem amparados”, afirma Denise.

Os principais problemas com os prazos exigidos são relativos ao processo de admissão, à folha de pagamento, à Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e aos Atestados de Saúde Ocupacionais (ASO). Lembrando que o novo procedimento será obrigatório para os empregadores e contribuintes com faturamento no ano de 2016 acima de R$ 78 milhões, em 1º de janeiro de 2018 e em 1º de julho para os demais empregadores e contribuintes. O módulo do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) não criou obrigações.

A dificuldade em se adaptar ao eSocial está exatamente na exigência de uma mudança de cultura dentro das empresas e do cumprimento à risca das rotinas especificadas em legislação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.